Biologia - Vacinas
Vacinas
Objetivos
1) Diferenciar vacina de soro.
2) Enfatizar a importância da campanha de vacinação.
3) Analisar o calendário de vacinação.
Comentário introdutório
Você sabia que a palavra "vacina" deriva da palavra "vaca"? A história das vacinas iniciou justamente devido à observação do médico inglês Edward Jenner, que verificou que as mulheres que ordenhavam e tinham pegado varíola das vacas, uma doença leve, ficavam protegidas contra a varíola humana, que podia ser mortal.
As vacinas são substâncias capazes de ativar uma resposta imune objetivando um ataque contra um agente invasor (patogênico).
A vacina é composta pelo próprio agente causador da doença, como por exemplo, a bactéria, só que esta se encontra atenuada ou inativada. Este procedimento garante uma resposta do organismo, produzindo anticorpos contra aquele corpo estranho.
A única doença viral que a OMS considera totalmente erradicada da face da Terra desde 1970 é a varíola.
No Brasil foram controladas várias doenças através da campanha de vacinação, como é o caso da paralisia infantil (poliomielite).
Outro animal, o cavalo, contribui para a produção do soro: ele recebe o agente patogênico (vírus, por exemplo) e o seu próprio organismo apresenta a resposta imunitária. A partir daí retira-se parte do sangue do animal, separando o soro.
A vacina é preventiva, pois o organismo prepara anticorpos e fica preparado para se defender em caso de necessidade, enquanto o soro é para se resolver uma situação imediata, como é o caso de uma picada de cobra peçonhenta, pois já se encontra com os anticorpos prontos para agir contra o veneno.
Materiais
Ler o texto Vacinas: Mecanismo simples e eficaz na prevenção de doenças, no site Educação, do UOL.
Estratégias
1) Realizar uma sondagem, questionando:
a) Para que serve a vacina?
b) Quando se deve tomá-la?
c) Por que se aplicam somente uma dose de algumas vacinas, enquanto de outras são várias?
d) Qual a diferença entre vacina e soro?
2) Conforme as respostas apresentadas pelos alunos, o professor deverá instigá-los a levantar hipóteses, podendo ou não chegar a uma conclusão.
3) Em seguida, os alunos deverão se organizar em duplas, ler o texto: Vacinas: Mecanismo simples e eficaz na prevenção de doenças, grifando as principais informações.
4) A partir das informações observadas, o professor deverá resgatar as respostas iniciais que ainda não se apresentavam satisfatórias.
5) O professor deverá registrar na lousa as informações primordiais, assegurando que os conceitos foram assimilados.