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Ensino Fundamental

Educação física - Tamanho não é documento

Tamanho não é documento

Objetivos

Perceber que a constituição física nem sempre implica limitações atléticas.

A seguinte reportagem serve como base para a aula: A baixinha vence as gigantes

Introdução

Franzina, a belga Justine Henin alcançou, pela terceira vez, o topo do ranking feminino de tênis. A revista Veja ressalta as dificuldades enfrentadas pela supercampeã, incluindo asma crônica.

Para completar, um gráfico compara sua altura com a das principais concorrentes e ajuda a destruir o mito segundo o qual só as grandalhonas se dão bem com a raquete na mão. O texto serve de fio condutor para uma lição que todo adolescente precisa saber: nos esportes, tamanho não é documento.

Atividades

1ª aula

Antes de promover a leitura coletiva da revista, proponha que cada aluno revele a própria estatura e seus esportes favoritos. Então, pergunte quem já deixou de praticar alguma modalidade por causa da medida corporal. Caso alguém se manifeste, peça detalhes.

Para jogar basquete ou vôlei, por exemplo, é imprescindível ser alto? Partilhe com a turma o conteúdo da reportagem, esclarecendo as eventuais dúvidas deixadas pelo texto. Todos sabem o que caracteriza a asma?

Explique que essa doença pulmonar, muitas vezes de natureza alérgica, provoca dificuldade de respiração, acessos recorrentes de tosse e sensação de constrição. Em seguida, organize a turma em grupos e encomende pesquisas enfocando a atuação de atletas de destaque cujo biotipo, em tese, nao é o mais adequado para as funções desempenhadas por eles. Privilegie esportistas de baixa estatura. Eis algumas sugestões:

  • o nadador Ricardo Prado, 1,65 metro, recordista mundial dos 400 metros meddley em 1982;
  • o armador Earl Boykins, 1,65 metro. Arremessador habilidoso e titular na disputada NBA, a liga americana de basquete profissional;
  • a jogadora de vôlei de praia Shelda Bede, 1,65 metro, medalha de prata em duas Olimpíadas;
  • o atacante Romário, 1,68 metro, artilheiro da seleção brasileira de futebol na campanha do tetra, conquistado na Copa de 1994. Vale lembrar que o Baixinho, autoproclamado autor de mais de 1.000 gols, cabeceia como poucos;
  • o folclórico goleiro Jorge Campos, 1,68 metro. Ídolo dos mexicanos, chegou à seleção de seu país e disputou duas Copas.

O trabalho deve contemplar as principais qualidades desses esportistas. Que diferenciais fizeram deles campeões? Os itens agilidade, força, velocidade, resistência, liderança, determinação e visão de jogo provavelmente estarão entre as respostas.

2ª aula

Avalie o resultado das pesquisas e reforce a idéia de que talento, inteligência, técnica e tática constituem a combinação ideal para superar vários obstáculos impostos pela constituição física. Por fim, convide os estudantes - de todos os tamanhos - a gastar energia na quadra, tendo em mente que o importante é competir e se divertir.

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