Enem - Biológicas - Quando a pergunta se responde
Quando a pergunta se responde
Comentário introdutório
Muitas vezes, as questões do Enem ligadas às ciências biológicas estão relacionadas não somente ao conhecimento específico dessas ciências, mas à simples capacidade de ler e interpretar um texto, além de raciocinar com um mínimo de bom senso. Isso pode parecer óbvio ao professor, mas nem sempre é assim para o aluno.
Para garantir que ele vá fazer o exame com mais consciência daquilo que o aguarda e, por isso mesmo, mais tranqüilo e confiante, é importante esclarecê-lo sobre essa peculiaridade do Enem. As questões 45, 46 e 54 da prova amarela do Enem 2007 são úteis nesse sentido e podem ser a base de uma aula esclarecedora.
Público alvo
A aula proposta neste plano pode ser ministrada por qualquer professor da área de ciências biológicas.
Estratégias/Atividades
1) Antes de mais nada, cabe verificar se os alunos são capazes de ler corretamente a tabela que serve de base para as questões 45 e 46. O professor poderia reproduzi-la no quadro diante da classe (ou projetá-la, caso haja recursos). Em seguida, faria perguntas ao alunos, procurando mostrar como as informações estão dispostas nas colunas e como as informações das colunas se relacionam entre si em cada linha.
2) Feito isso, veja quantos alunos da classe sabem as respostas corretas das questões 45 e 46. No caso de haver partidários suficientes de cada uma das alternativas, divida a classe em grupos e peça que cada um deles justifique oralmente sua opção de resposta. A seguir, dê a resposta correta.
3) Tente entender o que levou ao erro os grupos que não acertaram a resposta e discuta isso com eles.
4) No caso de a maioria dos alunos saber a resposta correta, peça que algum deles justifique a opção de resposta e depois analise as outras alternativas, de modo a constatar o que as torna erradas.
5) Finalize o debate mostrando que os elementos para se chegar à solução das questões está na tabela apresentada antes delas, de modo que não era necessário nenhum conhecimento prévio para solucioná-las.
6) O mesmo procedimento pode ser repetido com a questão 54. Nela, porém, a resposta é dada pelo bom senso: nascimento precede o crescimento que precede a morte assim como a germinação precede o crescimento que precede a fossilização. Vale lembrar que a questão põe em pauta a duração dos fenômenos.
7) O gabarito é: 45 B; 46 E; 54 B.
Sugestões e dicas
Sobre o mundo vegetal, os alunos podem estudar acessando os textos que seguem, no site Educação do UOL:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.