Topo

Ensino Fundamental

Espanhol - A argumentação

Claudine U. Whitton

A argumentação

Ponto de partida

Assistir o filme "Amores Brutos" ("Amores Perros"), de Alejandro González Iñarritu. A parte do filme a ser usada em sala é a segunda história, da personagem Valeria, uma modelo que vê sua carreira desmoronar após um grave acidente.

Objetivo

Produção de ensaios.

Estratégias

A mesma história é utilizada em dois momentos em sala de aula e visa atender a dois propósitos didáticos: como sensibilização ao projeto, um primeiro contato dos alunos com o tema e como tema desencadeador das produções textuais individuais.

Atividades

1) Na primeira aula o professor explora com os alunos a questão da supervalorização da imagem, da aparência física, no mercado de trabalho e de consumo (a publicidade, a questão das marcas/produtos atreladas ao belo, ex. modelos que protagonizam campanhas, etc.) e em que medida há influência da aparência na compra de produtos ou serviços. Essa discussão coletiva pode gerar a primeira produção textual, na qual o professor vai observar o que precisa ser aprimorado em termos gramaticais, intertextuais...

2) Na segunda aula, é interessante trazer outro material para comparar com o filme, cujo conteúdo esteja voltado às mesmas questões da beleza. Um tema bem interessante e recente é explorar as notícias sobre o jogador de futebol Ronaldo, bem como as histórias pessoais dos jogadores famosos (a prosperidade financeira, os amigos, as namoradas belíssimas e o marketing). A partir da discussão em classe sobre os jogadores e após terem assistido pela segunda vez ao filme, o professor solicita outra produção textual individual. Esse deverá ser o caminho ao longo do projeto até a etapa de conclusão como sugestão abaixo citada.

Sugestões

Criação de um blog ou mural com textos em português, espanhol e inglês.

Comentário

A seqüência didática aqui proposta é bem interessante para um trabalho interdisciplinar, pois é grande a variedade de materiais e produções que pode ser utilizada; um exemplo é o uso da música "I'm not a stupid girl", da cantora americana Pink (na aula de inglês), o filme acima mencionado (na aula de espanhol) e a exploração das campanhas publicitárias de cosméticos e outros itens (nas aulas de português). Dessa forma, os alunos adquirem uma visão bem ampla sobre o tema e a consecução dos textos para o mural ou blog fica mais real, mais palpável para eles.

Ensino Fundamental