Topo

Ensino Fundamental

Espanhol - A metáfora

Claudine U. Whitton

A metáfora

Ponto de partida

Leitura de poemas de Pablo Neruda

Objetivo

Declamação de poemas em um sarau.

Comentário

O sarau tem uma função cultural e social que vai ao encontro do propósito das aulas de línguas - sejam elas estrangeiras (o espanhol e o inglês) ou a língua materna. Nesse sentido, criar um sarau em que possam ser apresentados poemas em todas as línguas oferecidas na escola, é estabelecer um fio condutor que leva ao desenvolvimento da oralidade e da escuta de cada estudante e ao fomento do apreço à literatura.

Estratégias

É importante prever nas aulas que antecedem a realização do sarau, um momento para a declamação dos poemas; uma forma de acompanhar sistematicamente o desenvolvimento da oralidade dos estudantes, corrigindo equívocos na pronúncia e na entonação, chamando a atenção para a postura, o tom de voz, etc. Decifre com os estudantes o conteúdo do poema; tal procedimento facilitará sua compreensão e os preparará para uma declamação mais consciente e adequada.

Leia com eles o texto As imagens poética de Pablo Neruda, veiculado no site Educação e veja algumas possibilidades de trabalho oferecidas por dois sonetos selecionados, nos quais a metáfora aparece, além de outras referências para se abordar o tema.

Sugestões

Os saraus poderão ser periódicos e temáticos, como o que foi proposto, no qual a metáfora era protagonista. É pertinente e interessante estar atento à temática do poema e explorá-la no vestuário, no cenário ou decoração do ambiente no dia da apresentação; são detalhes cujo efeito se denota numa fala bem articulada e treinada antecipadamente.

Ensino Fundamental