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Ensino Fundamental

Espanhol - Debate - Imigração

Claudine U. Whitton

Debate - Imigração

Ponto de partida

Escuta da música Clandestino, de Manu Chao.

Comentário

Há vários enfoques de exploração do discurso argumentativo que poderão ser subdivididos ao longo dos bimestres/trimestres do ano letivo. Neste projeto, por exemplo, priorizaram-se a descrição e a comparação do objeto de estudo, além de causas e conseqüências; o passo seguinte é enfocar a justificativa dos argumentos, a construção de hipóteses,etc.

Objetivos

1) Construir repertório linguístico a fim de ampliar a competência discursiva do estudante;

2) Conhecer a fusão cultural resultante da imigração (ex. na língua -spanglish, na culinária, na música, etc.);

3) Conhecer e identificar os marcadores textuais de introdução do tema, enumeração de argumentos e conclusão;

4) Recordar escrita e pronúncia dos numerais;

5) Descrever, comparar, expressar causas e conseqüências;

6) Respeitar opiniões contrárias às pessoais e valorizar o trabalho do colega de classe.

Estratégias

1) Uso de diversas ferramentas (sempre e quando possível); recursos como o uso de músicas podem e devem ser explorados ao máximo, extraindo-se do conteúdo do texto as questões para a discussão em sala de aula.

Possíveis abordagens e atividades para a música Clandestino são, além da compreensão auditiva, a solicitação aos alunos da descrição da vida de um clandestino, da comparação da vida no país de origem e no país para onde imigrou, etc.

2) Levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre os imigrantes de língua espanhola (quem são, para onde vão, etc.). O site Educação possui quatro textos - Adjetivos Pátrios, Culinária Mexicana e Spaglish (1) e (2) - que podem ser usados nas aulas para leitura, ampliação de léxico e conhecimento cultural. Uma sugestão de seqüência didática é usar os textos Spanglish (1) e (2) e passar trechos do filme "Spanglish", produção americana fácil de encontrar em locadoras e que ilustra um típico caso de imigração nos EUA (importantíssimo que o professor discuta os chavões, os subempregos,etc.);

3) Interfaces culturais, o que uma cultura dá e toma para si com a imigração. São formados grupos que vão expor oralmente o caso de um determinado país (exs. Cuba e México vs. EUA) comparando-os em um determinado aspecto cultural. Poderão inclusive falar sobre a imigração no Brasil, uma vez que é uma história próxima do cotidiano do aluno. O professor deve esclarecer critérios de uma boa apresentação oral, tornando-os públicos aos estudantes como uma das formas de avaliação.

Produto final

A sugestão é promover um debate interdisciplinar (espanhol e geografia) no qual os alunos apresentam os resultado das reflexões de ambas as aulas/disciplinas e a roda de discussão se amplia a temas correlatos como a migração.

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