Topo

Ensino Fundamental

Espanhol - O Modo Imperativo

Claudine U. Whitton

O Modo Imperativo

Ponto de partida

Exercícios de emprego do modo imperativo a partir dos textos Embalagens, rótulos, manuais de instrução e Textos de instruções disponíveis no site Educação.

Objetivos

1) Identificar as formas do modo imperativo (2a. e 3a. pessoa);

2) confeccionar campanha publicitária para os produtos estudados a partir dos textos.

Comentário

Como professor, você sabe da importância de certos conteúdos como a conjugação dos verbos - quaisquer sejam o modo e o tempo - e que eles estão presentes em todo planejamento escolar; no entanto, focalizar simplesmente a estrutura lingüística de cada um deles não leva o estudante à real compreensão dos conceitos.

Nesse sentido, é importante pensar situações nas quais o estudante tenha que resolver um problema ao invés de simplesmente exercitá-los mecanicamente, o que não significa que você tenha que abolir aqueles exercícios de enfoque estrutural. Conheça dois exemplos de exercícios que podem culminar em um estudo mais aprofundado, o dos textos instrucionais e publicitários.

Estratégias

A primeira pergunta a se fazer é: os meus alunos identificam onde encontram os verbos conjugados no imperativo? Em que tipos de textos? Em que lugares? Com que freqüência? Após essas indagações (e obtidas as respostas dos alunos) você poderá trabalhar com os dois textos da seguinte forma:

Texto: Embalagens, rótulos... a) Sem dizer quais são os produtos (detergente, tira-manchas, limpa-vidros, xampu, etc.), escreva na lousa os textos referentes ao seu modo de usar, sem colocar os verbos que neles existem. A intenção é que o estudante infira qual verbo é adequado em cada caso e relacione, pelo contexto, qual melhor se encaixa nas frases, conseqüentemente, descobrindo de que produto se trata. Para "brincar" com essa "adivinhação", você poderá suprimir também as palavras-chave como "cabellos", etc.

b) Se possível, lembre-se de levar à sala de aula alguns produtos, como os descritos no texto e, após a correção do exercício acima proposto, mostre aos alunos as embalagens trazidas. Peça ao final da aula para eles observarem quais produtos têm em casa que contenham instruções em espanhol.

c) Comente outras formas de apresentar instruções(veja texto disponível no site Educação).

d) Discuta com os alunos sobre a confusão que o brasileiro geralmente faz ao mesclar as conjugações em 2a. e em 3a. pessoa do singular (tú vs. usted).

Atividade

1) Criação e apresentação da campanha publicitária dos produtos usados. O desafio proposto aos alunos é que criem uma campanha de propaganda na qual apareça o modo imperativo; para tanto, poderão elaborar um cartaz, filmar uma peça publicitária como se fosse um comercial de tv, cantar um jingle, etc. Cabe ressaltar que é importante estabelecer elementos como prazo, postura, cuidados visuais da apresentação e, claro, correção lingüística do texto.

2) Essa atividade pode ser solicitada como lição de casa: faça a leitura do texto antecipada com os alunos e peça-lhes para transformarem a linguagem literária empregada pelo escritor Julio Cortazar em outra linguagem, mais direta e sucinta, na qual o modo imperativo estará presente.

Sugestões

Na impossibilidade de dispor de mais de uma aula para realizar todas as etapas das atividades propostas - dos exercícios à apresentação das campanhas publicitárias-, redimensione as atividades de forma que em uma única aula, os alunos realizem os exercícios do primeiro texto e, ao invés da campanha, peça para eles criarem apenas um slogan dos produtos, empregando, mais uma vez, o modo imperativo. Ao final da aula, as produções devem ser socializadas.

Ensino Fundamental