Topo

Ensino Fundamental

Física - Descrição do Código de Cores - Eletricidade

Paulo Augusto Bisquolo

Descrição do Código de Cores - Eletricidade

Ponto de Partida

Leitura do texto Código de Cores Para Resistores, que se encontra no site da PUC-RS.

Objetivo

Determinar o valor das resistências de alguns resistores usando o código de cores, e confirmar os valores obtidos através de um multímetro digital.

Material

A idéia é a utilização de um material de baixo custo, de modo que a atividade possa ser realizada em qualquer escola e na própria sala de aula, mas se o estabelecimento de ensino tiver sala de laboratório é melhor utilizá-la, mesmo que seja só para uma mudança de ambiente.

Segue o material necessário para a atividade: 1) Resistores de carvão. Pelo menos 10 para cada grupo de alunos formado na sala. Compre resistores, na sua maioria, de baixa resistência, pois eles poderão ser utilizados em aulas posteriores, como por exemplo, sobre a lei de Ohm. Para os de resistência mais elevada procure não comprar resistores com resistências superiores a 2 megaohm. O multímetro sugerido não mede resistências superiores a esse valor;

2) Prancha de isopor do tamanho mínimo de uma folha de sulfite A4;

3) Uma folha de sulfite branca A4;

4) Multímetro digital;

5) Folheto da experiência contendo o código de cores.

  • Resistores

  • Multímetro

Estratégias

1) Apresente aos alunos o código de cores e mostre para que ele serve;

2) Explique como esse código deve ser utilizado. Para exemplificar, pode-se desenhar um dos resistores no quadro e, a partir daí, determino o valor da resistência com a ajuda dos alunos. Dê uma ênfase a tolerância e explique a eles o que isso significa.

3) Peça para os alunos colocarem a folha de sulfite sobre a prancha de isopor e, em seguida, peça para eles espetarem os resistores na folha. O resultado deve ser parecido com a figura a seguir.

Os resistores, que deverão ser diferentes uns dos outros, pois a figura é meramente ilustrativa, deverão ter um espaço entre eles para que os alunos coloquem os resultados obtidos;

4) Agora deverão ser determinados os valores das resistências utilizando-se o código de cores. O valor da resistência obtida para cada resistor deverá ser colocado abaixo dele;

5) Em seguida, mostre como o multímetro deve ser utilizado para a medição de resistências. Aproveite a oportunidade para apresentar o aparelho, mostre que ele também é um medidor de corrente e tensão e que será indispensável nas futuras aulas de eletrodinâmica;

6) Os alunos deverão medir as mesmas resistências e anotar os resultados junto aos resultados obtidos pelo código de cores;

7) Comparando os resultados obtidos pelo código de cores e pelo multímetro, será observada uma pequena diferença entre eles. Pergunte aos alunos por que ocorre essa diferença. Essa é uma ótima oportunidade para discutir a tolerância que vem nos resistores.

Atividades

1) Defina o que é o resistor, dispositivo que converte integralmente energia elétrica em energia térmica. Aproveite a oportunidade para falar do efeito joule;

2) Explique para os alunos qual a utilidade dos resistores que foram utilizados durante a aula. Comente que ele pode ser utilizado como um divisor de tensão.

Sugestões

1) Você pode pedir um relatório da experiência para os alunos contendo: objetivo, material, procedimento, resultados e conclusões;

2) Peça para eles pesquisarem outros tipos de resistores, como aqueles que são utilizados no nosso dia a dia, como por exemplo, os que estão nos chuveiros elétricos, nas torradeiras, aquecedores elétricos, e etc.

Ensino Fundamental