Topo

Ensino Fundamental

Física - Fontes energéticas

Paulo Augusto Bisquolo

Fontes energéticas

Introdução

O principio da conservação da energia é de fundamental importância na física. O texto sugerido para a realização do trabalho a seguir fala sobre isso e, a partir desse ponto, mostram-se de maneira resumida os métodos para se transformarem as fontes de energia mencionadas em energia elétrica. Escolhemos a energia elétrica, pois ela é de fundamental importância na nossa vida cotidiana.

A proposta desse plano de trabalho é fazer com que os alunos pesquisem de maneira mais aprofundada os métodos citados no texto. A idéia é que os alunos aprendam sobre essas fontes de energia, como elas são obtidas, os processos para transformá-las em energia elétrica e, de maneira crítica, analisar os prós e os contras no método utilizado para a obtenção da energia elétrica.

Por fim, vale salientar que o professor pode adaptar a idéia aqui exposta da maneira que mais lhe convier e de acordo com os recursos disponíveis na unidade escolar em que for realizado esse trabalho.

Ponto de Partida

Leitura do texto Fontes energéticas: Homem transforma energias da natureza em seu benefício no site Educação.

Objetivo

Promover uma exposição com cartazes, maquetes, simulações e apresentações com recursos digitais sobre as diferentes fontes de energia que são apresentadas no texto e a sua transformação em energia elétrica.

Estratégias

1) A partir da leitura do texto, deixar bem claro o princípio da conservação da energia.

2) O texto resume diversas fontes de energia e a sua transformação, principalmente em energia elétrica. Divida a sala em grupos de modo que cada grupo fique com a tarefa de pesquisar detalhadamente cada fonte de energia e a sua transformação em energia elétrica.

3) Essa pesquisa deverá levar em conta alguns aspectos importantes que são listados a seguir:

  • Os recursos necessários para a obtenção da energia elétrica através da fonte de energia a ser pesquisada;
  • As diversas transformações que a energia na sua fonte deve sofrer para se obter a energia elétrica;
  • Como cada usina geradora opera para a obtenção da energia elétrica;
  • Devem ser apresentados os prós e os contras do método utilizado para obtenção da energia elétrica.

 

4) Os alunos deverão pesquisar o material para o trabalho de diversas fontes.

5) Com o material pesquisado eles deverão elaborar alguma forma de apresentação do trabalho, que pode ser cartazes, uma maquete mostrando o funcionamento de alguma usina e se a escola possuir o recurso do data show, poderá ser elaborada uma apresentação em PowerPoint ou até um filme.

6) Procure propor uma pré-data para os grupos apresentarem o andamento do trabalho e tirarem as duvidas que irão surgir durante sua elaboração.

7) Marque uma data para que os trabalhos sejam apresentados pelos grupos e estipule um tempo máximo para cada apresentação.

8) A apresentação do trabalho deverá ser feita por todos os membros do grupo, avalie a qualidade da apresentação, a desenvoltura dos alunos, a qualidade do material pesquisado e se o trabalho não fugiu do tema proposto.

Produto Final

Com os trabalhos concluídos, organizar uma exposição em que os alunos seriam responsáveis pelos seus trabalhos, apresentando e respondendo as perguntas dos visitantes.

Ensino Fundamental