Topo

Ensino Fundamental

Física - Interação magnética entre ímãs e outros materiais

João Freitas da Silva

Interação magnética entre ímãs e outros materiais

Ponto de partida

Como ocorre a interação magnética entre ímãs e alguns materiais? Ou, falando de outra maneira, como a "informação" é passada de um material para outro?

Objetivo

Apresentar e discutir a idéia de campo magnético.

Estratégia

1) Iniciar a aula com as seguintes perguntas: nos casos em que ocorre interação com o ímã, como ela se dá, ou seja, como a informação é transmitida entre o ímã e o outro material? Como esses materiais conseguem perceber a existência e a influência um do outro, sem muitas vezes nem precisar do contato físico entre eles?

2) A seguir, o professor pode comentar que, ao aproximar um ímã de certo material que, além de interagir com esse ímã, esteja em repouso, esse material ganhará movimento e passará a ter energia cinética. De acordo com o princípio da conservação de energia, essa energia cinética não pode ter surgido do nada (energia só pode ser transformada ou transferida). Então, de onde essa energia veio ou por que ela se transformou em movimento?

3) Depois, é bom dar um tempo para que os alunos verbalizem suas idéias. E, na seqüência, apresentar para eles o conceito de campo magnético.

4) O professor pode solicitar que os alunos representem o campo magnético de um ímã por meio de um desenho no caderno. Outra idéia é que ele construam uma representação geral da sala, da mesma forma que a construída no plano de aula Ímãs e interações magnéticas. É importante que o professor discuta sobre as prováveis dificuldades encontradas para se desenhar um campo magnético.

5) Utilizar o texto Campo magnético - domínios e desmagnetização para sistematizar a discussão inicial.

6) Aproveitar o momento para discutir um pouco as interações que ocorrem a distância, comentando inclusive sobre as forças de campo (interações que ocorrem sem a necessidade de contato físico), citando como exemplos, além da força magnética, a força elétrica e a força peso (interação gravitacional).

Sugestões

  • Esta aula pode ser realizada logo após o plano de aula Ímãs e interações magnéticas.
  • Uma seqüência para esta aula pode ser o plano de aula Representação do campo magnético.
  • O professor pode solicitar uma pesquisa sobre os pontos em comum e as diferenças entre os campos gravitacionais, elétricos e magnéticos. As semelhanças e diferenças podem ser apresentadas no formato de tabela, para discussão posterior em sala de aula.

Ensino Fundamental