Topo

Ensino Fundamental

Física - Motor elétrico - análise de um roteiro

João Freitas da Silva

Motor elétrico - análise de um roteiro

Ponto de partida

Retomada rápida sobre os experimentos realizados por Öersted e Faraday. Solicitar aos alunos que citem exemplos de aplicações práticas para essas descobertas. Apresentação de um roteiro para construção de um motor elétrico básico.

Objetivos

  • Sistematizar as discussões sobre a relação entre eletricidade e magnetismo - e analisar a possibilidade de realização de um experimento prático.
  • Analisar um roteiro para construção do motor elétrico, verificando sua viabilidade ou não e, por meio dessa análise, levantar dúvidas sobre os conceitos presentes na relação entre eletricidade e magnetismo, ou mesmo sobre a utilização prática do roteiro.

Estratégia

1) Iniciar a aula retomando os estudos realizados por Öersted e Faraday, bem como suas conclusões. Solicitar que os alunos citem exemplos de aplicações provenientes do desenvolvimento dos estudos de Öersted e Faraday. Nesse momento, o professor apresenta o motor elétrico e o gerador, complementando com as informações que se fizerem necessárias. A sugestão é se concentrar na discussão sobre um motor elétrico básico.

2) Distribuir um roteiro de construção do motor elétrico. Esse roteiro pode ser distribuído após a formação de grupos que trabalharão a atividade. Incentivar a discussão sobre as informações contidas no roteiro, para que todas as possíveis dúvidas sejam esclarecidas.

3) Cada grupo deve expor suas dúvidas, idéias e observações em relação ao roteiro apresentado.

4) Sistematizar a discussão e procurar responder às dúvidas mais relevantes.

5) Solicitar uma pesquisa sobre o funcionamento básico do motor elétrico.

Sugestões

1) O professor pode utilizar os textos Öersted, Faraday e o motor elétrico - 1 e Öersted, Faraday e o motor elétrico - 2 para iniciar esta aula. Pode, inclusive, preparar uma apresentação baseada nesses textos, apontando os aspectos principais de cada um deles. Essa apresentação pode se feita com Power Point ou com um retroprojetor.

2) Bons exemplos de roteiros de construção de um motor elétrico básico:

  • No site da SEESP - Livros do aluno - Eletromagnetismo, página 56.
  • No livro Física no cotidiano - Leituras e atividades, de Paulo T. Ueno, Editora Didacta, SP. Em "Atividades Experimentais", no item "Construindo um motorzinho elétrico", páginas 157 e 158, o autor, além de fornecer o roteiro de construção, dá dicas importantes e comenta o funcionamento do motor. Nesse caso, se o professor achar necessário ou conveniente, pode suprimir a utilização da lâmpada, já que vamos discutir o funcionamento básico do motor.
  • No livro Física - Série Novo Ensino Médio, de Paulo T. Ueno, Editora Ática, SP, 2005, 1ª edição, 1ª impressão. Em "Atividades Experimentais", no item "Construindo um motorzinho elétrico", páginas 360 e 361, o autor, além de fornecer o roteiro de construção, apresenta fotos que contribuem muito para a montagem do motor.
  • No livro Física - História & Cotidiano, volume 3, de Bonjorno e Clinton, Editora FTD, SP, 2003. Em "Experiências em sala", no item "Motor elétrico", página 432, o autor apresenta um roteiro de construção com ilustrações que facilitam o entendimento.

Ensino Fundamental