Topo

Ensino Fundamental

Física - Motor elétrico - experimento prático

João Freitas da Silva

Motor elétrico - experimento prático

Ponto de partida

  • Retomada rápida sobre os experimentos realizados por Öersted e Faraday.
  • Roteiro para construção de um motor elétrico básico, estudado no plano de aula Motor elétrico - análise de um roteiro.
  • Pesquisa e explicação sobre o funcionamento do motor elétrico.

 

Objetivos

  • Construção de um motor elétrico básico.
  • Sistematizar as discussões sobre a relação entre eletricidade e magnetismo por meio de um experimento prático.
  • Discutir a importância do motor elétrico e de suas contribuições para o desenvolvimento tecnológico - e, portanto, da vida social.

 

Estratégia

1) Realizar leitura de um roteiro de construção do motor elétrico.

2) Tempo para que os alunos tirem dúvidas sobre o roteiro.

3) Com a supervisão do professor, os alunos desenvolvem a atividade de construção.

4) Teste prático para verificar se o motor funciona adequadamente.

5) Início das discussões.

6) Os grupos devem expor seus motores para a sala, explicando rapidamente o funcionamento básico do motor. Devem, inclusive, apresentar os motores que não funcionaram adequadamente, levantando hipóteses ou justificativas para esse fato.

7) Os grupos devem relacionar o que encontraram na pesquisa com o que observaram durante o funcionamento dos motores - ou diante dos defeitos apresentados.

8) O professor deve finalizar a aula com uma sistematização dos conceitos básicos presentes na construção e no funcionamento do motor elétrico.

Sugestões

  • O professor pode sugerir que as apresentações sejam feitas em locais fixos, como se fossem bancadas de exposição. Depois que todos os alunos tenham acompanhado todas as exposições, o professor deve iniciar uma discussão geral com a sala, para, em seguida, apresentar uma sistematização dos conceitos básicos.

Ensino Fundamental