Topo

Ensino Fundamental

Física - Processos de eletrização

Paulo Augusto Bisquolo

Processos de eletrização

Ponto de partida

Leitura do artigo Eletrização, que se encontra no site Educação.

Objetivos

1) Introduzir o princípio da conservação de cargas.

2) Mostrar os três modos por que ocorrem os processos de eletrização. Por atrito, por contato e por indução.

Estratégias

1) Inicialmente apresente o conceito de carga elétrica. Mostre que ela faz parte da matéria e pode ser transferida de um corpo para outro através de processos que serão ensinados nessa aula.

2) Defina o princípio da Conservação de Cargas Elétricas. Mostre que nesses processos a quantidade de carga elétrica antes e depois será sempre a mesma.

3) Apresente a eletrização por atrito entre corpos isolantes. Mostre que inicialmente eles estão neutros e após o processo adquirem cargas de sinais opostos. Enfatize que isso está de acordo com o princípio da conservação de cargas.

4) É muito comum os alunos perguntarem qual corpo irá ficar eletricamente positivo ou eletricamente negativo. Mostre para a sala a série tribo elétrica e exemplifique alguns casos com os elementos que estão listados na série.

5) Apresente a eletrização por contato e detalhe as suas etapas. Se os alunos já sabem o conceito de potencial elétrico, fale que a transferência de cargas durante o contato ocorre até que potenciais elétricos dos corpos fiquem iguais. Mostre também que ao final do processo, os corpos ficam com cargas de mesmo sinal.

6) Mostre o caso da eletrização por contato entre corpos absolutamente idênticos.

7) Apresente a eletrização por indução. Mostre que ela ocorre sem o contato dos corpos e que no final eles ficam carregados com cargas de sinais opostos. Use o exemplo do eletroscópio.

Atividades

1) Pegue um canudo de plástico, um pedaço de papel higiênico e um pouco de papel picado. Segure o canudo de plástico firmemente com o papel higiênico e depois puxe-o. Aproxime o canudo do papel picado. Pergunte por que isso ocorre e depois explique o fenômeno para eles.

2) Faça uma bola de papel alumínio e a prenda em uma linha de costura de uns setenta centímetros. Pendure a bola de alumínio em algo que lhe dê liberdade de oscilação. A carteira dos alunos costuma servir. Repita o procedimento do canudo de plástico com o papel higiênico e aproxime o mesmo da bola de alumínio e depois encoste. Peça para os alunos descreverem o que aconteceu. Pergunte por que isso ocorre e depois explique o fenômeno para eles.

Sugestões

1) Mostre casos cotidianos que sirvam como exemplo do processo de eletrização por atrito. Carros que ficam eletrizados devido ao atrito com o ar, as blusas de lã que estalam em dias de frio seco e o fogo de santelmo são bons exemplos que podem ser citados na aula.

2) Se já foi dado aos alunos o conceito de potencial elétrico e condutores, você pode aprofundar um pouco mais a eletrização por contato e mostrar o caso em que os corpos não são idênticos.

3) Apesar de a atividade estar descrita como o se o professor estivesse fazendo o experimento, é muito interessante que os alunos a façam também.

Ensino Fundamental