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Ensino Fundamental

Geografia - Ambiente e economia

Ambiente e economia

Objetivos

1) Compreender as contradições entre o atual modelo de desenvolvimento econômico e a preservação do meio-ambiente;

2) Compreender as três visões predominantes sobre a questão: desenvolvimentismo, preservacionismo e conservacionismo;

3) Conhecer os conceitos essenciais da questão: recursos renováveis e não-renováveis, desenvolvimento sustentável, etc.

4) Saber transpor as questões teóricas para a realidade em que o aluno está inserido.

Ponto de partida

Leitura do texto Ambiente e economia: da Conferência de Estocolmo ao conceito de desenvolvimento sustentável.

Estratégias

1) O professor deve conduzir a leitura do texto propondo que os alunos o leiam em casa, individualmente, e façam um levantamento daquilo que não entenderam na leitura. Na sala de aula, essas dúvidas serão posteriormente expostas e esclarecidas através de exposições e discussões;

2) Propor pesquisa sobre os principais problemas ambientais do mundo atual, quais suas causas e conseqüências. Verificar se existe nestes problemas algum que se relacione diretamente com a comunidade local em que o aluno se insere;

3) Encomendar aos alunos um levantamento de problemas ambientais na localidade em que ele vive;

4) Debater o que pode ser feito para combatê-los e em que medida os alunos e a escola podem contribuir com esse combate.

Atividades

Devem ser propostas a partir dos resultados do debate desenvolvido no item anterior. A título de sugestão, pode-se pensar em:

1) Organizar um programa de coleta seletiva de lixo na escola;

2) Criar uma campanha de conscientização e sensibilização da comunidade para o problema;

3) Realizar um ato público, manifestando a preocupação dos alunos com a questão e procurando envolver os outros integrantes da comunidade escolar nessa manifestação;

4) Envio de carta coletiva ou abaixo-assinado para as autoridades responsáveis, solicitando a tomada de providências.

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