Topo

Ensino Fundamental

Geografia - Blocos econômicos

Cláudio Mendonça

Blocos econômicos

Objetivos

1) Compreender o papel dos blocos econômicos no mundo atual.

2) Conhecer os principais blocos e as diferenças existentes entre eles.

3) Entender que a formação de acordos regionais não é incompatível com o processo de globalização.

4) Representar informações do texto de forma cartográfica.

Estratégia

1) Leitura individual dos textos: Blocos econômicos, Mercosul e União Européia no site Educação.

2) Verificação das mudanças recentes ocorridas na composição da União Européia e do Mercosul.

3) Representação cartográfica.

Representar no mapa base 1 com cores diferentes a evolução da União Européia, nos últimos 15 anos:

UE- 1992

UE- 1995

ZONA DO EURO - 2002

UE - 2004

UE- 2007

Representar com cores no mapa base 2 a evolução do Mercosul e pintar os países do Nafta:

MERCOSUL - 1995

MERCOSUL - 2006

ESTADOS ASSOCIADOS

PAÍSES DO NAFTA

Pontos para discussão

1) Discussão em grupo das vantagens e desvantagens do processo de integração regional.

2) Pesquisar na imprensa ou na Internet, levantar as dificuldades enfrentadas pela Turquia para a sua adesão à UE e tirar um conclusão do grupo sobre esta questão.

3) Discutir se o Mercosul funciona de fato como uma União Aduaneira e pesquisar sobre os problemas enfrentados por este bloco regional para uma integração mais completa.

4) Pesquisar e discutir quais os ganhadores e perdedores no interior do Nafta.

Conclusão da atividade

1) Montar um pequeno mural ou cartaz com os mapas e as conclusões do grupo e apresentar os resultados para a classe.

2) Após a conclusão do trabalho os murais podem ficar expostos por algum tempo em sala de aula ou qualquer outro espaço adequado.

Ensino Fundamental