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Ensino Fundamental

Geografia - Chuva ácida

Luiz Carlos Parejo

Chuva ácida

Conceitos

Poluição atmosférica, combustíveis fósseis, acidez, impactos ambientais.

Objetivos

O aluno deve compreender, descrever, localizar, pesquisar, sintetizar e questionar. Também deverá ser capaz de relacionar a queima de combustíveis fósseis à ocorrência da chuva ácida:

1) Ser capaz, por meio do uso do mapa, de compreender as relações espaciais e causais entre os níveis de desenvolvimento e crescimento econômico - que se baseiam, principalmente, em indústrias e meios de transporte que consomem combustíveis fósseis - e a ocorrência da chuva ácida;

2) Desenvolver a capacidade de pesquisa;

3) Compreender o papel do homem como elemento capaz de desestruturar o sistema natural, provocando impactos ambientais que prejudicarão a espécie humana;

4) Perceber que o planejamento urbano deve se preocupar com esses impactos.

Estratégias

1) Pesquisar sobre a chuva ácida (causas e processos de formação) e as áreas onde sua ocorrência é maior. Associar esses dados com o nível de desenvolvimento econômico dos respectivos países;

2) Localizar essas áreas em um mapa.

3) Pesquisar o impacto da chuva ácida sobre os equipamentos urbanos e sobre a vegetação. Procurar desastres relacionados à chuva ácida. Por exemplo: Cubatão, na década de 1980;

4) Pesquisar onde esse fenômeno ocorre, atualmente, no Brasil;

5) Caso ocorra em sua cidade, pesquisar sobre os problemas de manutenção criados pela chuva ácida e os impactos ambientais relacionados;

6) Avaliar quais mudanças seriam necessárias para acabar com esse problema.

Conclusão da atividade

1) Fazer uma exposição da pesquisa e apresentar as possíveis soluções;

2) Caso ocorra este fenômeno em sua cidade, apresentar as preocupações da classe para o restante da comunidade (por meio de um site ou de um debate com especialistas sobre o assunto).

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