Topo

Ensino Fundamental

Geografia - Energia elétrica: elaboração de cartilhas

Luiz Carlos Parejo

Energia elétrica: elaboração de cartilhas

Conceitos

Produção de energia elétrica, conservação da energia, conscientização.

Objetivos

O aluno deverá ser capaz de compreender e propor mudanças de comportamento em relação ao consumo de energia elétrica. Também será capaz de perceber os diferentes impactos sociais e ambientais provocados pela produção de energia elétrica. Deverá também aprender a trabalhar coletivamente. Para desenvolver essas habilidades e competências, ele deve:

1) Pesquisar sobre as diferentes formas de produção de energia;

2) Pesquisar sobre o impacto ambiental de cada uma delas (escala local e mundial);

3) Pesquisar na internet e no site do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural sobre o uso racional de energia não-renovável;

3) Trabalhar em grupo;

4) Ser capaz de motivar outras pessoas a reduzirem o consumo, como forma de proteger o meio ambiente e defender os interesses da coletividade.

Estratégia

1) Propor a pesquisa sobre as diferentes formas de geração de energia elétrica;

2) Pesquisar e ler os textos do UOL Educação sobre o tema;

3) Produzir mapas localizando as diferentes formas de produção de energia elétrica e os diferentes tipos de impactos socioambientais. Fazer um texto analisando e comparando as diferentes formas de organização e distribuição da energia elétrica;

4) Propor, se possível, visitas a diferentes usinas de energia;

5) Separar os alunos em grupos. Cada grupo deverá fazer um seminário sobre um sistema de produção de energia;

6) Fazer uma cartilha com orientações para se reduzir o consumo de energia, apresentando as principais conclusões da pesquisa.

Conclusão

1) Fazer um mural comparativo das diferentes fontes de energia, valorizando os impactos sociais e ambientais;

2) Distribuir a cartilha para a escola e para a comunidade (pedir apoio de empresas);

3) Realizar uma palestra dos alunos e convidar a comunidade para participar. Se possível, distribuir mudas de árvores nativas para os participantes.

Ensino Fundamental