Geografia - Fontes de energia
Fontes de energia
Objetivos
1) Reconhecer que há uma diversidade de fontes de energia. Entender as diferenças entre recursos renováveis e não-renováveis. Identificar os combustíveis fósseis;
2) Conhecer as características dos principais tipos de energia utilizados atualmente no mundo, como o petróleo, o gás natural, o carvão mineral e a energia elétrica (hidrelétricas, termelétricas e termonucleares);
3) Observar que os combustíveis fósseis, cuja queima contribui para o aumento do efeito estufa e também para a poluição atmosférica, são a principal fonte de energia utilizada no mundo hoje;
4) Identificar as áreas no mundo onde se encontram as maiores reservas de combustíveis fósseis;
5) Compreender como cada usina geradora opera para a obtenção da energia elétrica, utilizando as diferentes fontes de energia estudadas;
6) Conhecer as vantagens e desvantagens, em relação ao impacto social e ambiental, de cada forma de obtenção de energia elétrica.
Ponto de partida
Leitura do texto "Fontes de energia".
Estratégias
1) Uma boa forma de dar início a uma discussão sobre fontes de energia e produção de energia elétrica é questionar os alunos quanto à simplicidade do ato de acender uma lâmpada: basta mexer em um botão e a lâmpada acende, alimentada pela energia elétrica. Onde essa energia é produzida? Qual fonte/recurso energético foi utilizado para a produção dessa energia? Nesse início, o mais importante é garantir uma idéia básica: existem diversas fontes de energia que podem ser utilizadas e há várias formas de se obter energia elétrica.
2) Pergunte aos alunos sobre as diversas fontes de energia existentes no planeta, e que podem ser utilizadas para a geração de energia elétrica. Sistematize as respostas na lousa. Em seguida, faça um quadro com duas colunas. Na primeira coluna escreva "energias renováveis" - e na outra, "energias não-renováveis". Nesse momento, explique as diferenças entre elas e peça aos alunos que indiquem - mediante as respostas dadas anteriormente - quais fontes de energia eles consideram como renováveis e não-renováveis. Preencha a tabela e faça, se necessário, alguma correção e/ou comentário.
3) Desenhe na lousa o Gráfico 1 que consta do artigo, cujo título é "Matriz energética mundial em 2002 (em %)". Chame a atenção dos alunos para observarem como está a oferta mundial de fontes energéticas, utilizadas, sobretudo, para a produção de energia elétrica. Mostre que os combustíveis fósseis são a principal fonte de energia utilizada no mundo. Explique resumidamente o que são combustíveis fósseis e como eles atuam na atmosfera, resultando, por exemplo, na poluição do ar e no aumento do efeito estufa. Problematize, informando o perigo que é, para o meio ambiente global, ter sua matriz energética baseada na utilização desses combustíveis. Informe que os países precisam buscar fontes energéticas mais limpas e, portanto, mais sustentáveis.
4) Tire uma cópia dos mapas que constam do artigo e que mostram as áreas no mundo onde se encontram as maiores reservas de combustíveis fósseis (petróleo, o gás natural e o carvão mineral). Entregue uma cópia para cada aluno. Peça para observarem e tirarem conclusões sobre a distribuição desses recursos no planeta. Conduza a discussão e leve os alunos a perceber que as maiores reservas de petróleo, de gás natural e de carvão mineral, ou seja, de combustíveis fósseis, se encontram no hemisfério Norte. Em seguida, explique o porquê dessa concentração.
5) O artigo resume as principais fontes de energia e sua transformação, principalmente, em energia elétrica. Divida a classe em grupos e sorteie um tema para cada grupo, de modo que cada um fique com a tarefa de pesquisar detalhadamente uma determinada fonte de energia e sua transformação em energia elétrica.
6) Essa pesquisa deverá levar em conta algumas características importantes:
- Os recursos fundamentais para a geração de energia elétrica através da fonte de energia a ser pesquisada;
- As várias transformações que a energia na sua fonte deve sofrer para se obter a energia elétrica;
- Como cada usina geradora trabalha para a geração da energia elétrica;
- Devem ser apresentadas as vantagens e desvantagens, em relação ao impacto social e ambiental, de cada forma de obtenção de energia elétrica.
7) Oriente os alunos no sentido de que eles deverão, com o material pesquisado, organizar alguma forma de apresentação do trabalho para a classe. A apresentação poderá ser feita por meio de cartazes ou de uma maquete mostrando o funcionamento de alguma usina. Se a escola dispuser de um computador com projetor de vídeo, poderá ser elaborada uma apresentação utilizando um programa de edição e exibição. Cada grupo deve defender sua fonte de energia, pois, no final das apresentações, haverá uma votação.
8) Proponha uma data para que os grupos apresentem o andamento da pesquisa e o desenvolvimento da apresentação. Esse momento é fundamental para dirimir dúvidas. Agende uma data para que os trabalhos sejam apresentados pelos grupos e determine um tempo máximo para cada apresentação.
9) No dia da exibição do trabalho, a apresentação deverá ser feita por todos os integrantes do grupo. Sorteie a ordem de apresentação.
10) No final das apresentações, faça uma rápida revisão de cada tema e proponha uma votação: Qual a melhor fonte de energia para a obtenção de energia elétrica? Elabore uma cédula de votação contendo todas as fontes energéticas. Cada aluno deverá marcar apenas com um "X" aquela que ele julgar mais importante. Peça para colocarem os votos numa caixa de sapatos, que será a urna improvisada. Abra os votos. Convide um aluno para fazer a contagem. Divulgue o resultado final. Verifique se compreenderam o que foi passado na apresentação dos colegas, analisando o resultado da votação.
11) No que concerne à avaliação, deve-se fazer uma avaliação qualitativa contínua, acompanhando o desenvolvimento do aluno, avaliando-o nas atividades cotidianas em sala de aula. No decorrer das aulas, verifique se os alunos:
- Participaram no grupo e cooperaram;
- Discutiram e chegaram a um consenso;
- Tiveram iniciativa;
- Foram organizados;
- Preocuparam-se com o tempo e o espaço delimitados;
12) Já na apresentação dos trabalhos para a classe, avalie a qualidade da apresentação, a desenvoltura dos alunos, a qualidade do material pesquisado e se o trabalho não fugiu do tema proposto. Observe também se o grupo estava unido e dominava o conteúdo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.