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Ensino Fundamental

História do Brasil - 31 de março de 1964

31 de março de 1964

Objetivos

1) Distinguir as forças políticas em ação naquele momento histórico a partir do estudo do governo de João Goulart.

2) Compreender a radicalização do movimento militar a partir do governo Costa e Silva.

3) Perceber a diversidade de interpretações inerente a episódios históricos recentes.

4) Entender como a história nacional pode-se inserir no contexto da história mundial.

Ponto de partida

Leitura dos textos Governo João Goulart, Governo Costa e Silva, Ditadura Militar, no site Educação do UOL.

Estratégias

1) Tornar a leitura dos textos um processo dinâmico a ser desenvolvido na sala de aula. Os alunos podem ser divididos em grupos, cada um encarregado da leitura de um dos textos. Após a leitura, cada grupo pode expor uma síntese do que leu sob a forma de seminário.

2) O professor deve estimular a reflexão por parte dos alunos, propondo questões sobre a leitura. Eis algumas sugestões:

a) A posse do presidente João Goulart ocorreu de acordo com a ordem constitucional do país? Por quê?

b) O governo de João Goulart dispunha de maioria no Congresso? Cite um fato como exemplo.

c) Em 1964, havia uma polarização ideológica no país? Que forças se opunham?

d) Quais os focos de oposição ao governo Costa e Silva?

e) Qual a reação do regime militar à oposição? Quais as suas conseqüências?

Atividades

1) Por se tratar de um episódio historicamente recente, o regime militar ainda está presente na memória de muitos cidadãos brasileiros. Seria interessante que os alunos, divididos em grupos, pudessem entrevistar pessoas sobre o tema. Seria interessante procurar pessoas de diferentes extratos sociais e faixas etárias (em especial, pessoas nas faixas dos 40, 50, 60 e 70 anos). Que cada uma relate como que era a vida no Brasil no período ou a percepção que tinha dela.

2) Cada grupo deve expor as opiniões colhidas junto às pessoas entrevistadas de modo a traçar um panorama do período de acordo com os depoimentos.

3) Confrontar o panorama traçado pelas entrevistas com aquele apresentado pelos textos do site Educação. Há pontos de convergência ou de divergência? O que explica isso na visão dos alunos.

4) Pesquisar: como o golpe militar no Brasil de 1964 se insere no contexto da Guerra Fria?

5) O texto sobre o governo Goulart pondera que "O golpe militar não encontrou grande resistência popular, apenas algumas manifestações que foram facilmente reprimidas. Essa é uma questão importante, pois os pesquisadores do tema ainda não apresentaram explicações satisfatórias, no sentido de entender porque a sociedade brasileira, que na época atravessava um período de dinamismo com o surgimento de movimentos sociais de variados tipos, manteve-se paralisada sem oferecer resistência ao movimento golpista.

Vale a pena debater com os alunos a questão.

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