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Ensino Fundamental

História do Brasil - A década de 1960 e a revolução sexual feminista

Érica Alves Cavalcante

A década de 1960 e a revolução sexual feminista

Introdução

A escola é um local onde os temas referentes à sexualidade podem ser debatidos. O uso do preservativo, a importância dos cuidados com o corpo e o planejamento familiar são temas abordados nos diferentes componentes curriculares, inclusive em História. O debate com os alunos sobre a década de 1960 permite conhecer as razões que levaram os sujeitos históricos a lutar por mudanças nos comportamentos ligados à sexualidade.

Objetivos

1. Conhecer a importância histórica do debate sobre a sexualidade feminina no Brasil.

2. Identificar a revolução sexual das mulheres no Brasil, relacionando-a ao contexto internacional da luta feminina por direitos.

3. Relacionar o embate pela libertação sexual a outras reivindicações da década de 1960.

Estratégias

1. Leve à sala de aula diferentes textos sobre a sexualidade na época atual. É importante que essa aula seja uma resposta ao desejo dos alunos de abordar esse tema - ou ao fato de a década de 1960 estar sendo estudada. Peça que leiam e discutam sobre a seguinte questão: hoje existem diferenças em relação à mulher e ao homem quando se trata de sexualidade, vida sexual antes do casamento, etc.? Durante as discussões, anote na lousa as informações que possam ser usadas para estabelecer relações entre passado (anos 1960) e presente.

2. Utilizando diferentes imagens dos anos 1960, crie uma espécie de linha do tempo, por meio da qual os alunos possam visualizar que o debate por eles realizado também ocorreu em outro momento da história. É importante que os principais eventos históricos sejam abordados e inseridos no debate internacional que se realizava naquela época.

Atividades

1. Divida a sala em grupos e peça que os alunos façam pesquisas sobre outras reivindicações existentes nos anos de 1960, no Brasil e no mundo. Para apresentar o resultado da pesquisa, cada equipe deverá organizar um seminário no qual tenha de usar recursos diversos, como músicas, filmes, etc. O fundamental é que demonstrem as semelhanças e as diferenças entre passado e presente.

2. Para finalizar o estudo, proponha uma produção textual coletiva. É importante que os diferentes aspectos discutidos em sala de aula não sejam esquecidos.

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