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Ensino Fundamental

História do Brasil - Ação Integralista

Érica Alves da Silva

Ação Integralista

Introdução

O estudo da história deve proporcionar o conhecimento e a valorização da diversidade, o respeito ao outro e às diferentes ideologias. Estudar o integralismo permite conhecer as idéias de um grupo que defendia o que denominava de "verdadeira brasilidade" - uma idéia de brasilidade influenciada pela ideologia fascista. Analisar com os alunos esse tema permite conhecer as lutas entre diferentes grupos políticos no Brasil da década de 1930.

Objetivos

1. Conhecer o contexto nacional em que surge o integralismo, suas idéias e suas relações com a política internacional.

2. Conhecer a importância dos símbolos e da iconografia para a manutenção da unidade entre os integralistas.

3. Conhecer as relações dos integralistas com o governo Getúlio Vargas.

4. Identificar os alcances da ação integralista no passado e no presente.

Estratégias

1. Faça uma breve explanação sobre o período em que surge o integralismo. Exponha as principais idéias dos integralistas e discuta com a classe sobre a existência de diferentes correntes ideológicas no período estudado.

2. Leve à sala de aula diferentes textos sobre o período histórico em que a Ação Integralista Brasileira atuou, seus métodos de militância e sua atuação na política nacional. É importante ressaltar a relação dos integralistas com o governo Getúlio Vargas e, depois, o que ocorre com os partidos durante o Estado Novo.

3. Apresente à classe diferentes interpretações sobre o integralismo e deixe que os próprios alunos se posicionem em relação ao assunto.

Atividades

Divida a sala em equipes. Cada uma deve estudar os ideais dos diferentes grupos políticos que disputavam o poder no Brasil em 1930. Depois, cada equipe deve realizar pesquisas para descobrir se esses grupos atuam, de algum modo, no presente. Em caso afirmativo, como se organizam e quais os seus principais objetivos? Finalmente, os grupos devem apresentar uma síntese à classe.

Observação

O ensino de história deve levar os alunos à construção de um posicionamento crítico frente às questões da sociedade brasileira. Nesse sentido, é importante que o professor trate do tema de maneira imparcial, deixando que os alunos construam seus posicionamentos particulares.

Os estudos sobre o integralismo comprovam suas relações com o fascismo. Portanto, esse fator deve ser de conhecimento de todos os alunos, a fim de que seus posicionamentos valorizem a liberdade e a democracia.

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