História do Brasil - Amazônia: meio ambiente e conflitos
Amazônia: meio ambiente e conflitos
Introdução
Tem se tornado cada vez mais freqüente, nas aulas de história, os estudos referentes ao meio ambiente e aos impactos causados pelas ações humanas na natureza. A Amazônia, uma das maiores reservas de biodiversidade do planeta, deve estar entre os focos de análise em sala de aula, já que a educação escolar - e as aulas de história - têm a função de colaborar com a formação de cidadãos conscientes.
É importante lembrar que algumas das crenças sobre a Amazônia devem ser reavaliadas; e esse trabalho pode ser feito paralelamente às aulas de Ciências, numa proposta interdisciplinar, na qual o homem apareça como uma entre as tantas espécies existentes no planeta, devendo se preocupar em criar estratégias para minimizar os impactos que causa ao meio ambiente.
Objetivos
1. Conhecer o histórico da destruição da Amazônia.
2. Estudar os diferentes agentes da "destruição" do meio ambiente.
3. Conhecer os interesses dos diferentes agentes sociais em disputa pelo uso da terra e dos recursos naturais da Amazônia.
4. Análise dos conflitos gerados pela exploração do território amazônico.
5. Construção de uma proposta de intervenção para minimizar os problemas que atingem a Amazônia.
Estratégias
1. Inicie a aula propondo questões que gerem impacto entre os alunos, chamando-os à responsabilidade em relação aos problemas ambientais. É importante que aspectos simples de suas vivências sejam problematizados: O que fazem com o lixo de suas casas?; Como usam a água?; Quais os cuidados que têm para evitar maiores impactos no meio ambiente?
É importante que os alunos saibam, logo no início da aula, qual o tema principal de estudo. Deixe claro que o fundamental não é buscar culpados para problemas da Amazônia, mas tomar consciência desses problemas, a fim de que eles possam ser evitados no futuro, tanto na Amazônia como em outros espaços.
2. Peça aos alunos que procurem reportagens e artigos de jornais ou revistas nos quais os problemas sociais e ambientais que afetam suas vidas mais diretamente apareçam. Dependendo da realidade local, talvez a Amazônia não seja a maior preocupação de seu público-alvo. Leve em conta, portanto, que é sempre mais importante partir da realidade vivida pelos alunos - e só depois debater sobre questões mais distantes, ainda que sejam igualmente relevantes.
3. Debata sobre as causas que levam ao desmatamento da Amazônia. É importante que questões econômicas, sociais e políticas sejam contempladas. Somente dessa maneira será possível pensar a preservação e o uso consciente da natureza, pois não queremos defender uma visão imobilista, na qual o meio ambiente deve permanecer intocado.
4. Elabore com os alunos um histórico da "destruição" da Amazônia. Construa uma linha do tempo e divida a sala em grupos, para que pesquisem o que causou maior impacto ambiental ou o que impediu a destruição - por exemplo, políticas públicas que minimizaram os problemas. É importante que diferentes grupos sociais sejam considerados como responsáveis no processo de destruição e que fatores culturais, econômicos e políticos facilitem a compreensão dos alunos.
5. Analise uma notícia ou reportagem sobre um dos conflitos gerados pela disputa de terras na Amazônia. Alguns eventos foram divulgados pela mídia e talvez fosse interessante retomar o assunto com a turma. Faça a leitura salientando os termos desconhecidos e contextualizando-os.
Atividades
1. Apresente aos alunos uma proposta de intervenção para solucionar o problema da destruição da Amazônia. Leia com o grupo quais são as estratégias usadas e as dificuldades encontradas para alcançar os objetivos do projeto.
2. Depois, peça para os alunos que, divididos em grupo, criem projetos para solucionar ou minimizar a questão que julgarem de maior gravidade em relação à Amazônia. Terminada esta parte da atividade, seria interessante que os projetos fossem apresentados à classe. No final, Uma votação deve apontar o melhor projeto.
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