História do Brasil - Causas do regime militar
Causas do regime militar
Comentário introdutório
Esta aula possibilita ao aluno desenvolver um estudo crítico em relação ao período do regime militar, permitindo a análise econômica, política e social do Brasil daquela época.
A aula deve ser inserida em um contexto de discussão sobre o período da Guerra Fria, bem como sobre a importância do Brasil frente às revoluções comunistas cubana (1959) e chinesa (1949).
Objetivos
1) Conhecer a conjuntura política na qual surgiu o movimento cívico-militar que depôs o presidente João Goulart.
2) Renovar os conhecimentos dos alunos sobre os fatos ocorridos durante o regime militar.
3) Debater os efeitos causados pela luta armada entre a guerrilha e o regime militar.
4) Promover a reflexão sobre as diferentes opiniões existentes em relação ao período iniciado em 1964.
5) Promover a comparação entre a conjuntura político-social do regime militar e a atual.
Estratégias
1) Expor aos alunos as características políticas e econômicas do Brasil em 1964, relacionando-as ao cenário mundial.
2) Expor aos alunos os efeitos dos atos institucionais que promoveram a perda de garantias e direitos individuais, como forma de reprimir o movimento comunista e a luta armada no Brasil. É importante analisar a ordem cronológica dos fatos.
3) Estudar as mudanças econômicas e sociais produzidas pelo regime militar.
4) Analisar os acontecimentos polêmicos da luta armada e sua conseqüente repressão pelo regime militar, expondo os fatos, sem esquecer das vítimas existentes em ambos os lados.
5) Como forma de aprofundar a capacidade de argumentação dos alunos, promover um debate em classe sobre os problemas econômicos, sociais e políticos enfrentados pelo país durante o regime militar, mostrando qual a influência, nos dias atuais, das soluções encontradas naquele período.
Atividades
1) Solicite uma pesquisa sobre os indicadores econômicos e sociais do Brasil, montando um quadro comparativo que englobe os períodos do início e do fim do regime militar, seguindo até a atualidade. Devem constar desse quadro itens como: PIB, índice de mortalidade infantil, nível de analfabetismo, posição do Brasil na economia mundial, renda per capita, nível de emprego, infra-estrutura de transporte, comunicações, etc.
2) Divida a classe em grupos e solicite que os alunos façam uma pesquisa sobre as realizações e conquistas do regime militar que perduram até os dias de hoje.
3) Busque matérias jornalísticas acerca das manifestações populares que antecederam o início do regime militar, a fim de que os alunos possam analisar o comportamento e as aspirações da opinião pública naquela época.
4) Os grupos também podem pesquisar sobre o número de vítimas do confronto entre os militares e a guerrilha, as formas de violência e os objetivos dessas duas forças antagônicas. No que se refere às vítimas, peça que os alunos pesquisem sobre as formas de reparação que o Estado tem concedido desde a Lei da Anistia, comparando as diferenças e semelhanças entre a violência praticada e o tratamento recebido, atualmente, pelas vítimas da guerrilha e dos militares.
Sugestões
Aprofunde com seus alunos os conceitos de Estado Democrático de Direito, direitos e garantias individuais, movimentos sociais revolucionários, ditadura, totalitarismo e terrorismo, fazendo um paralelo entre o período do regime militar e a atualidade.
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