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Ensino Fundamental

História do Brasil - Cinema e história

Lílian Campos

Cinema e história

Objetivos

1. Propor uma abordagem interdisciplinar utilizando um filme como ponto de partida. A intenção é promover atividades nas áreas de história, português e literatura.

2. Incentivar os alunos a conhecer a produção cinematográfica nacional com enfoque histórico.

Ponto de partida

Sugerimos algumas atividades de aquecimento, para serem realizadas antes de ver o filme O ano em que meus pais saíram de férias.

Professores das disciplinas de português, literatura e história podem se integrar às propostas de trabalho que seguem, enriquecendo-as com diferentes abordagens.

Estratégias

1. Primeiro momento:

O professor deve fazer uma rápida enquete para descobrir um pouco sobre o que seus alunos conhecem da produção cinematográfica brasileira com enfoque histórico: se já viram alguns filmes e quais foram, o que lembram das narrativas, quais suas impressões.

Em seguida, propor o filme "O ano em que meus pais saíram de férias" e perguntar ao grupo o que esse título sugere. Todas as contribuições recebidas são colocadas na lousa; e se algum aluno já tiver assistido ao filme, o ideal é que o professor privilegie informações mais abertas, não vinculadas diretamente ao filme.

É importante explorar as pré-noções dos alunos, pois a palavra "férias" vai assumir uma trajetória singular no filme, contribuindo para a formação de um discurso que perpassa momentos históricos brasileiros (Ditadura Militar e Copa do Mundo de 1970) e suas relações com universos individuais e sociais bastante distintos (um garoto de 12 anos apaixonado por futebol, filho de pais engajados politicamente; uma comunidade judaica vivendo num bairro paulista, onde percebemos suas tradições integradas à cultura nacional).

2. Segundo momento:

Perguntar aos alunos o que eles sabem sobre a ditadura militar no Brasil e sobre a Copa do Mundo de 1970. Realizar apontamentos das principais idéias na lousa. Por fim, lançar ao grupo a seguinte questão: o que estas três idéias (ditadura militar no Brasil, Copa do Mundo de 1970 e pais que saem de férias) podem ter em comum? Feito o levantamento de hipóteses, a sessão de cinema já pode começar.

3. Terceiro momento:

Depois de assistir ao filme, sugerimos um conjunto de atividades:

a) Produção de um resumo: cada aluno deve escrever um resumo do filme, imaginando fazê-lo para um site de cinema. O professor de português ensina ao grupo o que é um resumo e como produzi-lo.

b) Produção de uma resenha: o professor propõe um quadro comparativo entre "resumo" e "resenha"; e solicita que os alunos façam uma resenha sobre o filme. Depois, o professor faz comentários sobre os trabalhos, propõe mudanças, faz correções, etc.

c) Produção de seminários: organizados em pequenos grupos, os alunos apresentam seminários, na disciplina de história, sobre a Ditadura Militar. O professor poderá orientar para que cada grupo apresente um aspecto específico do tema. No UOL Educação encontramos algumas sugestões de textos que podem servir de apoio às pesquisas.

Cada grupo pode produzir material para ser distribuído aos colegas, como, por exemplo, um resumo do seminário apresentado. O professor deve estimular os alunos a fazerem suas exposições com o apoio de imagens, pois elas enriquecem a construção de discursos associados a textos escritos.

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