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Ensino Fundamental

História do Brasil - Dia da Educação

Érica Alves Cavalcante

Dia da Educação

Introdução

Muitas vezes, o professor de história precisa responder aos alunos para que serve o estudo do passado. Para que o ato de estudar história tenha sentido, a resposta a essa indagação deve se realizar em todas as aulas. É importante que os alunos percebam sempre a relação entre o tema estudado e o cotidiano.

Por esse motivo, os alunos devem refletir sobre o papel da própria escola e sobre o papel da educação em suas vidas. Essa reflexão pode culminar em uma apresentação a ser realizada no Dia da Educação (28 de abril). Para isso, os alunos precisam desenvolver uma série de pesquisas, com o objetivo de fundamentar suas discussões.

Objetivos

1. Analisar dados estatísticos.

2. Estabelecer relações entre passado e presente.

3. Reconhecer as especificidades da história oral.

4. Apresentar propostas de intervenção na realidade.

Estratégias

1. Leve à sala de aula uma série de dados sobre a educação no Brasil. Divida a turma em grupos e atribua a cada um deles a tarefa de analisar alguns desses dados. Por exemplo: índice de analfabetismo, diferença de escolaridade entre homens e mulheres, relação educação x trabalho, etc.

2. Depois da análise dos dados, apresente um breve histórico da educação no país. É importante que os alunos percebam: a desigualdade que sempre existiu no acesso à escola, como os diferentes governos trataram da questão da educação básica e o que mudou em relação ao presente. Peça que os alunos apresentem suas conclusões acompanhadas de um estudo sobre os dados estatísticos.

3. Solicite que os alunos entrevistem um membro da família que possa descrever como era a educação no passado e como se estabeleciam as relações dentro do ambiente escolar. As questões dessa pesquisa devem ser formuladas pela turma depois da definição de quais as perguntas mais relevantes. É importante que todos os alunos façam as mesmas perguntas, para que as respostas sirvam a uma análise coletiva.

4. Depois de realizadas as entrevistas, discuta com os alunos a que conclusões eles chegaram: o que melhorou na educação brasileira? O que realmente mudou? Algo piorou? Observação: caso as respostas dos entrevistados apresentem perspectivas diferentes em relação a uma mesma pergunta, aproveite para falar sobre as características peculiares da história oral, uma das fontes de trabalho para os historiadores.

Atividades

Após a realização de todas essas análises, leve à classe uma notícia sobre violência dentro da escola. Leia com a turma. Depois, divida os alunos em três grandes grupos. Os dois primeiros deverão elaborar uma proposta para solução do problema - quanto ao terceiro, deve ser encarregado de julgar qual das propostas é a mais pertinente, justificando sua decisão para o restante da turma.

Sugestão

O IBGE possui uma série de dados que podem ser utilizados para esta aula.

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