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Ensino Fundamental

História do Brasil - Domínio espanhol

Érica Alves da Silva

Domínio espanhol

Introdução

O estudo do período da dominação espanhola, de 1580 a 1640, permite debater com os alunos as diferentes estratégias usadas pelas monarquias para aumentar seus poderes econômicos e políticos, e também para efetivar a ocupação territorial de suas colônias.

O estudo da realidade brasileira serve como exemplo, já que todas as tensões entre os herdeiros do trono português podem exemplificar os diferentes interesses dos sujeitos históricos do período e levar a debates sobre o exercício do absolutismo que então vigorava.

Tais reflexões são também relevantes para o reconhecimento da expansão territorial que aqui se efetuou, já que, depois do domínio espanhol, o Brasil passa a ter um território três vezes maior do que tinha antes desse processo.

Objetivos

1. Reconhecimento da construção histórica do território brasileiro e da participação espanhola nesse processo.

2. Análise dos interesses econômicos, geopolíticos e religiosos da dominação espanhola.

3. Identificação das transformações no processo de colonização - e também de conquista do território - trazidas pelo domínio espanhol.

4. Reconhecimento do que significa o conceito de recorte temporal e suas vantagens para o estudo de um determinado período de tempo.

5. Análise dos efeitos da restauração da monarquia portuguesa.

Estratégias

1. Inicie com uma breve explanação, por meio da qual você retomará os principais aspectos do período colonial brasileiro. O uso de uma linha do tempo possibilita a visualização desse processo de longa duração.

2. Para que os alunos entendam qual tipo de análise se efetuará, estabeleça com a turma qual será o recorte temporal. Faça isso demonstrando, na linha do tempo, o período que estará em pesquisa e o que significa para o estudo da história fazer esse tipo de escolha metodológica.

É fundamental que sua explanação esteja acompanhada da demonstração de alguns fatos históricos considerados relevantes para a humanidade e que sejam de conhecimento dos alunos. Desta maneira, eles poderão relacionar o assunto estudado com tudo que souberem sobre a história do cotidiano, das mentalidades, etc.

A apresentação desses fatos pode ser feita por meio de pequenos cartazes ou mesmo de uma pequena apresentação com slides ou PowerPoint.

3. Entregue a cada aluno um pequeno texto sobre o tema e peça que registrem as informações que julgarem mais importantes em seus cadernos. Depois da leitura, elabore com a turma um mapa conceitual, em que os principais interesses espanhóis - econômicos, geopolíticos ou religiosos - estejam presentes.

4. Para finalizar, apresente dados sobre a expansão territorial brasileira sob o domínio espanhol e evidencie as condições em que se efetua a restauração da monarquia portuguesa.

Atividade

1. Divida a turma em quatro grandes grupos e sorteie os temas e os métodos que os grupos deverão usar para apresentar suas descobertas à classe. Dê aos alunos o tempo necessário para criarem os trabalhos e ensaiar as apresentações.

2. Para finalizar, cada equipe deve apresentar seus temas, sendo que o professor deve interferir sempre que necessário. Esta atividade pode ser uma avaliação não só do aprendizado de questões conceituais, mas também dos próprios procedimentos escolhidos pelos alunos para transmitir à classe os resultados de suas pesquisas.

Sugestões

1. Os temas para as atividades podem ser as razões econômicas, geopolíticas e religiosas da dominação espanhola. Mas devem ser antecedidos por um grupo que apresente um breve resumo do contexto histórico em que tal dominação acontece.

2. Os métodos sorteados podem ser: a criação de uma paródia, uma notícia de telejornal, uma pequena apresentação teatral. Talvez fosse importante que apenas o grupo que apresentará o contexto histórico trabalhe no formato de seminário.

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