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Ensino Fundamental

História do Brasil - Governo Café Filho (1954 -1955)

Érica Alves Cavalcante

Governo Café Filho (1954 -1955)

Introdução

Avaliar o breve período em que João Fernandes Campos Café Filho esteve no poder é uma tarefa complexa. No entanto, é um trabalho importante, a fim de podermos realizar o estudo das diferenças e semelhanças existentes entre Café Filho e Getúlio Vargas, e refletirmos sobre o que foi valorizado ou não nesses períodos históricos.

Objetivos

1. Conhecer as semelhanças e as diferenças entre os governos Café Filho e Getúlio Vargas.

2. Conhecer o período de "transição" para o denominado governo da modernização (Juscelino Kubitschek).

3. Ter contato com diferentes livros didáticos, percebendo como eles apresentam lacunas importantes.

Estratégia

1. Para que os alunos percebam as dificuldades de conhecer como se estruturou o governo de Café Filho, leve à sala de aula diferente livros didáticos. Peça para que os alunos procurem as informações sobre o referido governo. Depois, faça com o grupo um debate, levantando hipóteses sobre os possíveis motivos para o fato de não se falar muito nesse período da história brasileira. Essa estratégia é importante, para que os alunos valorizem não apenas o que ficou registrado pelos historiadores, como também o que, muitas vezes, deixa de ser foco de estudo dos pesquisadores.

2. Leve à sala de aula notícias e reportagens sobre a crise econômica atual. Procure textos que descrevam quais medidas os governos das diferentes economias afetadas têm desenvolvido para minimizar os impactos da crise. É importante que os alunos encontrem informações sobre os projetos desses países para manter o crédito - assim será possível estabelecer as semelhanças e as diferenças entre o passado e o presente. Nesse momento, compare os governos Café Filho e Getúlio Vargas.

Atividades

1. Peça para que os alunos criem "manchetes" para anunciar os principais acontecimentos do governo Café Filho. Mas apenas esses títulos - e não notícias inteiras. Depois de terminada essa etapa, solicite que justifiquem, de maneira sucinta, as razões dessas manchetes. Dessa maneira, o professor perceberá se alcançou, ou não, seus objetivos.

2. Em seguida, use as produções dos alunos para compor, com a ajuda de toda a turma, uma linha do tempo, de maneira a recuperar os principais aspectos dos governos estudados.

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