Topo

Ensino Fundamental

História do Brasil - Governo Juscelino Kubitschek

Érica Alves da Silva

Governo Juscelino Kubitschek

Introdução

Juscelino Kubitschek assumiu a presidência da república em 31/01/1956. Um dos fatos marcantes de seu governo foi o lema "50 anos de progresso em 5 anos de governo", proposta que se concretizou por meio de uma política desenvolvimentista que levou à aceleração industrial e abriu as portas do país ao capital estrangeiro.

Assessorado por ampla e permanente campanha de divulgação, responsável, em grande parte, pelo enaltecimento de seu governo, Juscelino passou à história com uma avaliação extremamente positiva.

Cabe ao professor analisar esse governo e, com o auxílio dos alunos, estudar suas contradições e os fatos que comprovam ou não o que a propaganda política da época exaltava.

Objetivos

1. Conhecer alguns aspectos da vida cotidiana dos brasileiros durante o governo Kubitschek.

2. Identificar o papel da propaganda política na criação de um imaginário favorável a um sujeito histórico ou a determinado período.

3. Estudar o conceito de inflação.

Estratégias

1. Leve à sala de aula imagens de Brasília. Pergunte aos alunos se sabem a que cidade as imagens se referem. Discuta sobre a importância de Brasília para o país.

2. Pergunte: Vocês sabem quanto anos tem Brasília? Sabem para que ela foi construída? E em que governo? Faça uma explanação sobre o período em que a capital foi construída e com quais objetivos, introduzindo, a seguir, o tema específico do governo de Kubitschek.

3. Continuando a discussão com a classe, pergunte: Podemos considerar que o Brasil, de maneira geral, vive um momento de desenvolvimento econômico? A partir das respostas, identifique fatores que comprovem esse desenvolvimento. A seguir, dialogue com os alunos, questionando em que medida o crescimento econômico significa melhoria de vida para todos.

4. Nesse momento, analise os limites da política desenvolvimentista de Kubitschek, chamando a atenção da classe para os índices inflacionários da época e mostrando como a inflação corrói o poder de compra da população.

Atividades

Para que os alunos percebam as condições de vida de parcela da população durante o governo Kubitschek, divida a classe em grupos e apresente textos que discutam sobre: aumento dos índices inflacionários, dívida externa, corrupção e exploração de mão-de-obra na construção de Brasília. Os grupos devem estudar os textos e apresentar suas conclusões à classe.

Para terminar, leve à sala de aula exemplos de propaganda política, não só do governo Kubitschek, e analise com os alunos o quanto a propaganda política é uma arma importante na construção do imaginário popular.

Ensino Fundamental