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Ensino Fundamental

História do Brasil - Governos Itamar Franco e FHC - Plano Real

Luciane Cristina Miranda de Jesus

Governos Itamar Franco e FHC - Plano Real

Ponto de partida

Ler os textos Governo Itamar Franco (1992-1994) - FHC inicia Plano Real, Governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) - Recessão e reeleição e Plano Real.

Comentários

Vale a pena discutir com os alunos, principalmente com os que já estão em idade de votar, sobre a necessidade de se conhecer não somente os perfis dos candidatos para os cargos eletivos, mas também os dos seus respectivos vices, uma vez que estes últimos podem substituir os primeiros. Foi o que ocorreu com Itamar Franco, vice do então presidente da república, Fernando Collor de Mello.

Recuperar os fatos que marcaram o governo Itamar Franco também é importante para apresentar aos alunos o quadro de aceleração inflacionária que o país vivia e a solução encontrada para o problema (o Plano Real), que concedeu ao Brasil a tão desejada estabilidade econômica.

Seria interessante tratar também do período subseqüente ao do governo Itamar, quando Fernando Henrique Cardoso governou o país.

Objetivos

1) Refletir sobre os possíveis desdobramentos dos processos eleitorais.

2) Contextualizar o período histórico da implantação do Plano Real.

3) Conceituar a política neoliberal e suas implicações para a sociedade brasileira.

4) Desenvolver a capacidade de síntese dos alunos por meios da realização de debates.

Estratégias

1) Inicie a aula perguntando para a turma quem tem idade mínima para votar. Pergunte se já conhecem os perfis dos candidatos e se estão acompanhando os debates e as propagandas eleitorais.

2) Pergunte se todos conhecem os vices que compõem as chapas em disputa. Chame a atenção para as normas que regem o nosso sistema democrático, no qual o vice pode assumir o poder (esclareça em quais situações isso pode ocorrer). Cite o exemplo de Itamar Franco e contextualize o momento histórico em que ele assumiu o poder.

Apresente para os alunos o(s) texto(s) sugerido(s). Fale sobre os inúmeros malefícios da inflação e sobre o Plano Real, recuperando as mudanças econômicas que concederam estabilidade ao país.

3) Explique aos alunos como o Plano Real possibilitou a eleição de Fernando Henrique Cardoso à presidência da República. Faça um panorama sobre a continuidade das mudanças econômicas que ocorreram durante os oito anos de governo FHC, mostrando, de maneira imparcial, por exemplo, a questão da privatização de empresas estatais: de um lado, a crítica de que os valores obtidos com os leilões não cobriam os investimentos realizados durante vários anos com dinheiro público; de outro, a justificativa de que o monopólio estatal sobre determinados serviços não conseguia atender toda a sociedade, mantendo empresas sem capacidade de investimento, e que, portanto, não obedeciam duas regras básicas da economia de mercado: competição e universalização de serviços.

Para tornar o assunto ainda mais claro, mostre para os alunos o que era o mercado de telefonia no Brasil antes das privatizações, com os altos preços das linhas telefônicas e a incapacidade de as empresas estatais atenderem à crescente demanda por serviços de telefonia. Depois, compare com a realidade pós-privatização. Em maio de 2001, um relatório da Agência Nacional de Telefonia (Anatel) já observava: "Cresceu quase 120% o número de residências da classe C que passaram a contar com telefone fixo, e 638% o de domicílios das classes D e E, como conseqüência do avanço das telecomunicações no período pós-privatização".

4) Para que entendam melhor esse período, peça aos alunos, como lição de casa, que pesquisem quais foram as empresas estatais privatizadas no Estado, seus ramos de atuação e o que mudou depois da privatização.

5) Após a pesquisa organize a turma para um debate, de modo que manifestem os prós e os contras sobre as privatizações.

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