Topo

Ensino Fundamental

História do Brasil - Guerra do Paraguai

Érica Alves da Silva

Guerra do Paraguai

Introdução

O estudo da Guerra do Paraguai permite conhecer um dos episódios da história do Brasil que contraria a idéia de que nosso país sempre resolveu seus conflitos de modo pacífico, pois a Guerra do Paraguai foi o mais longo e sangrento conflito que aconteceu na América do Sul.

Além desses aspectos, estudar essa guerra leva os alunos a conhecer como os interesses econômicos e políticos podem gerar um conflito armado. Neste caso, analisando-se alguns dos resultados da guerra, pode-se dizer que ela levou à morte mais da metade da população paraguaia. No que se refere ao Brasil, o número de mortos varia entre 25 mil a 100 mil pessoas.

Objetivos

1. Conhecer os fatos que provocaram a Guerra do Paraguai.

2. Identificar os objetivos dos sujeitos históricos envolvidos no conflito.

3. Reconhecer os interesses da Tríplice Aliança, do Paraguai e da Inglaterra.

4. Identificar os desdobramentos da Guerra do Paraguai para as finanças e a indústria brasileira.

Estratégias

1. Discuta com a turma a idéia de que o Brasil é um bom país, principalmente pelo fato de não se envolver em guerras. Passo a passo, introduza o contexto histórico no qual aconteceu a Guerra do Paraguai e passe a expor os fatos, demonstrando que o senso comum sobre o caráter pacífico do Brasil não se coaduna com a verdade.

2. Apresente estatísticas sobre o número de mortos na guerra e os principais efeitos econômicos e políticos do conflito. Deixe claro que esse fato histórico não será estudado de modo cronológico, que apenas as conseqüências estão sendo apresentadas e, finalmente, que serão eles os responsáveis por descobrir as causas do conflito e detalhar o transcorrer da guerra.

3. Divida a turma em pequenos grupos e distribua textos sobre a Guerra do Paraguai, de maneira que cada grupo fique responsável por um aspecto do conflito: questões territoriais, questões econômicas, sujeitos históricos envolvidos, principais batalhas, etc. Peça que cada grupo estude o material, preparando-se para expor à classe os resultados.

4. Após o término das exposições dos grupos, faça uma breve explanação, valorizando a participação dos grupos e aprofundando o que for necessário.

Atividades

Organize uma caça ao tesouro sobre a Guerra do Paraguai. Proponha questões de dificuldade crescente e prêmios, de maneira que os grupos só possam avançar se responderem corretamente às questões. Crie perguntas que estabeleçam relações entre o passado e o presente, tornando o jogo mais instigante. Se possível, envolva toda a escola na atividade.

Ensino Fundamental