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Ensino Fundamental


História do Brasil - O movimento "Diretas Já"

Érica Alves da Silva

O movimento "Diretas Já"

Introdução

Tratar com os adolescentes esse momento da história do Brasil permite o estudo da idéia de construção da cidadania, além do desenvolvimento de análises sobre o papel político dos jovens brasileiros em diferentes épocas. Também permite a visualização dos avanços e recuos do processo de redemocratização do Brasil e o conhecimento das ações de políticos ainda hoje presentes na cena política nacional - o que, certamente, contribuirá para o aprimoramento da visão crítica dos alunos.

Objetivos

1. Conhecer o contexto histórico em que se efetiva a campanha "Diretas Já".

2. Conhecer os distintos sujeitos históricos envolvidos no processo, aqueles que apoiavam o movimento e os opositores.

Estratégias

1. Leve para sala de aula diferentes imagens sobre o movimento "Diretas Já". Pesquise imagens que tenham informações como local e data. Numere cada imagem (atrás) e espalhe as fotografias (ou outras imagens) na lousa ou mural, pedindo aos alunos que estabeleçam a ordem dos fatos (sem que vejam as datas ou os números marcados no verso das fotos).

2. Depois que eles tenham feito essa organização "cronológica", peça que criem hipóteses para nomear o fato histórico em estudo. Apenas depois do diagnóstico daquilo que os alunos já conhecem é que será iniciado o trabalho de apresentação das "Diretas Já".

3. Caso a ordem das fotografias criada pelos alunos esteja incorreta, reorganize o material cronologicamente.

4. Nesse momento, faça a apresentação do tema principal presente nas imagens e retome as hipóteses dos alunos, valorizando até mesmo aquelas que se distanciaram do fato histórico.

5. Inicie a explanação sobre o movimento e o papel de cada um dos sujeitos históricos envolvidos. Faça a apresentação de modo que as fotografias ilustrem parte de sua fala. É interessante que outras imagens ou documentos também sejam utilizados nesse momento, de maneira a ampliar o conhecimento dos alunos.

6. Para finalizar, valorize as imagens nas quais os jovens demonstram seu papel atuante e lance aos alunos perguntas como: Qual é o papel dos jovens na atualidade? Vocês se vêem como participativos ou não? Em que momentos se julgam participativos? Como julgam ser essa participação?

Atividades

1. Divida a turma em equipes e peça que estudem outros momentos da participação dos jovens no mundo político. Talvez seja interessante que tal análise não fique restrita ao território brasileiro.

2. Peça que, depois dos estudos, os alunos apresentem, no formato de pequenos seminários, suas principais conclusões, bem como suas opiniões sobre o papel do jovem na vida política brasileira atual.

3. Ao final das apresentações, retome com a turma o que mais gostaram de estudar e como enxergam a importância de suas ações para o conjunto da sociedade brasileira. É importante analisar com o grupo se os estudos e as apresentações dos seminários fizeram com que os alunos mudassem de opinião ou reavaliassem suas ações.

é historiadora.

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