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Ensino Fundamental

História do Brasil - Plano Collor

Érica Alves da Silva

Plano Collor

Introdução

Trabalhar com os alunos o chamado Plano Collor requer ao menos dois cuidados. O primeiro deles está ligado as dificuldades em tratar um período histórico tão próximo e que, portanto, envolve sujeitos históricos que ainda fazem parte da política nacional na atualidade. O segundo fator está ligado à necessidade de se tratar uma medida econômica de modo que os aspectos econômicos não se destaquem das questões históricas, políticas e sociais.

É importante que os alunos compreendam as implicações da inflação no período, já que ela justificava medidas econômicas e sociais e que muitos deles não conviveram com altos índices inflacionários, o que dificulta ter dimensão do quanto isso modificava as vidas das pessoas.

Objetivos

1) Compreender o que foi o chamado "Plano Collor" e suas implicações na vida do povo brasileiro.

2) Conhecer as implicações do "Plano Collor" na campanha pelo impeachment de Fernando Collor.

3) Identificar charges como documento histórico e como interpretação da sociedade.

4) Realizar análise de documento: carteira de trabalho dos pais e parentes dos alunos.

5) Reconhecer a existência de diversas versões sobre os fatos históricos.

6) Perceber as dificuldades em efetuar o trabalho com história oral.

Estratégias

1) Comece a aula perguntando aos alunos como definiriam inflação. Se sabem os índices de inflação contemporâneos. Apresente os índices inflacionários atuais e compare com a inflação no momento da posse do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Essa informação é importante porque os alunos terão dimensão do quanto as vidas das pessoas era determinada pela inflação e como foi usada como justificativa para várias ações políticas no período.

2) Use com os alunos cópias de algumas páginas das carteiras de trabalho de seus pais, nas quais percebam os constantes reajustes dos salários que precisavam ser feitos, buscando responder aos altos índices inflacionários. Nesse momento, é importante que se valorizem esses documentos como documentos históricos fundamentais para o conhecimento de uma época e que sejam dados exemplos da vida cotidiana dos brasileiros que conviveram com índices mais altos de inflação.

3) Antes de apresentar aos alunos as frentes do chamado Plano Collor, apresente uma breve síntese do contexto histórico em que Collor foi eleito. É importante que a análise apresentada guarde imparcialidade, para que os alunos construam as próprias conclusões, e que também permita traçar um panorama no qual os alunos consigam relacionar aspectos econômicos, com aspectos políticos, sociais.

4) Leve à sala de aula diferentes textos que expliquem o que foi o "Plano Collor" e sua utilização nas campanhas pelo impeachment. Peça que os alunos leiam individualmente, vários alunos devem ler o mesmo texto, e que a sala em conjunto organize um quadro com as principais informações sobre o plano econômico.

5) Mostre diferentes charges que eram publicadas na época como instrumento de crítica social e problematize com os alunos as mensagens desejadas e a função deste gênero de ilustração gráfica, no passado e no presente.

Atividades

1) Peça que os alunos organizem questões sobre o Plano Collor e sobre o governo desse presidente. Depois de discutir com eles o que é uma entrevista, peça que escolham algumas pessoas de suas famílias para entrevistar.

2) Em sala de aula, retome algumas das falas dos entrevistados para definir com os alunos o quanto as opiniões das pessoas são distintas quando tratam do mesmo período histórico. Depois aborde com a turma como a historia oral tem se desenvolvido atualmente e quais as dificuldades em trabalhar com ela.

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