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Ensino Fundamental

História do Brasil - Produção açucareira

Érica Alves da Silva

Produção açucareira

Introdução

Um tema recorrente na atualidade é o uso dos biocombustíveis. Para os estudos sobre esse assunto atingirem maior profundidade, é muito importante que os estudantes conheçam as raízes históricas do uso da cana-de-açúcar no país. Dessa maneira, poderão perceber que questões contemporâneas se relacionam com ações de sujeitos históricos do passado e que a cana-de-açúcar, que hoje é uma fonte de riqueza, também sustentou nossa economia em outras épocas da história.

Objetivos

1) Reconhecimento da importância histórica da cana-de-açúcar na economia brasileira.

2) Reconhecimento do conceito de monocultura e das implicações de suas práticas no país.

3) Identificação da estrutura dos engenhos de açúcar e da exploração da mão-de-obra escrava.

4) Análise comparativa do uso da cana-de-açúcar e suas implicações no passado e no presente brasileiro.

5) Analisar os limites entre Literatura e História.

Estratégias

1) Leve para a sala de aula notícias ou reportagens sobre o uso de biocombustíveis e textos históricos sobre a produção de cana de açúcar no Brasil. Deixe que os alunos selecionem um deles para ser lido em sala de aula. Promova a leitura, levando em consideração não somente o conteúdo, mas também o gênero textual do texto lido. Discuta com a classe o texto lido.

2) Divida a classe em grupo e entregue a cada um deles um dos outros textos sobre a cana-de-açúcar, a exploração da mão-de-obra e a produção de biocombustíveis. Deixe os alunos lerem o material e transformá-lo em sínteses.

3) Faça perguntas para a turma: quando chegou a cana-de-açúcar no Brasil?, quem trabalhava na lavoura?, quem se beneficiava da produção?

4) Desenvolva um trabalho expositivo sobre a exploração da cana-de-açúcar no país por meio da montagem de uma tabela na lousa, comparando os dados em relação ao presente e ao passado descobertos na leitura.

Este deve ser um momento de diálogo, já que é muito importante que os alunos se sintam à vontade para expor suas dúvidas e opiniões, valorize questões relacionadas ao funcionamento dos engenhos de açúcar, à exploração dos escravos e dos trabalhadores rurais contemporâneos e à produção no sistema de monocultura.

Atividades

1) Apresente em sala de aula trechos da obra "Menino de Engenho" de José Lins do Rego que exemplifiquem as relações sociais nas instalações de um engenho de açúcar. Fale sobre o momento histórico ao qual a obra se refere. Mostre os contrastes entre o urbano e o rural, as relações econômicas, as relações de poder, o preconceito contra os negros, etc.

2) É importante que os alunos percebam que a literature faz uma interpretação da sociedade que retrata. Um trabalho conjunto e interdisciplinary com o professor de literature pode ajudar nessa tarefa.

3) Peça aos alunos que imaginem como seria a vida de um menino numa usina de cana de açúcar da atualidade e que relatem essa experiência numa redação.

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