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Ensino Fundamental

História do Brasil - Questão da Cisplatina

Newton Nazaro

Questão da Cisplatina

Objetivos

  • Os textos sobre a Questão da Cisplatina visam a suprir a falta de uma abordagem mais aprofundada sobre o assunto, bem como, contribuir para a noção de territorialidade da América portuguesa, durante o período colonial, e dos planos da metrópole para sua colônia americana.
  • Explicitar a relação entre a formação do território do atual Rio Grande do Sul e abrir a possibilidade de uma análise da influência castelhana na cultura da região.
  • Desconstruir a falsa impressão de que o Brasil, tal como o concebemos atualmente, já tinha um espaço geográfico demarcado, à espera de ser descoberto pelos portugueses, e que suas fronteiras eram determinadas de antemão.

    Comentário

    O desmembramento do tema em quatro partes permite ao professor recorrer a ela conforme seu trabalho com os alunos lhe confira importância, de acordo com o período a ser estudado, daí um único plano de aula que dê conta do assunto.

    Material

    Atlas de História do Brasil, power point, data show e/ou o mapa político da América do Sul constituem importante material de apoio.

    Estratégias

    Não é recomendável que o trabalho com o material constante do link Lição de Casa inclua, de uma vez, as quatro partes. Elas podem ser utilizadas de acordo com o período em questão.

    Uma tentativa de abordagem total do assunto pode levar o aluno a perder a noção do todo. Assim, deve ser evitada uma abordagem que privilegie o tema e negligencia os períodos. Um "vai-e-vem" no tempo histórico pode gerar confusão no entendimento dos alunos.

    O ideal é que se acoplem as duas primeiras partes quando se estiver trabalhando o período do bandeirismo e da expansão territorial; a essa altura, referências ao Tratado de Tordesilhas, por exemplo, já não soarão como matéria estranha aos alunos.

    A terceira parte pode ser trabalhada tanto como parte da administração joanina (1808 a 1821), como durante o Primeiro Reinado (1822 a 1831). Se for feita a segunda opção, a parte 3 da matéria pode ser trabalhada para dar maior historicidade ao movimento separatista que irrompeu em 1825.

    Atividades

    Além do material de apoio recomendado, pode ser feito um trabalho de leitura comparativa para aprofundar o conteúdo do livro adotado, mas com o cuidado de se explicar que um livro didático não pode nem tem como aprofundar todos os assuntos que aborda, caso contrário, poderia se transformar numa obra infinita.

    Sugestões

    Há dois livros que podem ser usados como fontes para a matéria em questão. "O Corpo da Pátria", de Demétrio Magnoli, editado pela Moderna, trata da questão do território brasileiro, da formação e expansão das fronteiras, buscando fazer um contraponto à idéia de que o Brasil sempre esteve pronto e acabado, bastando a quem estuda sua história descobri-lo aos poucos. Outro livro importante e cheio de informações sobre o assunto é "O Expansionismo Brasileiro", de Moniz Bandeira, editado pela UNB/Revan.
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