História do Brasil - Questão da Cisplatina
Questão da Cisplatina
Objetivos
Comentário
O desmembramento do tema em quatro partes permite ao professor recorrer a ela conforme seu trabalho com os alunos lhe confira importância, de acordo com o período a ser estudado, daí um único plano de aula que dê conta do assunto.Material
Atlas de História do Brasil, power point, data show e/ou o mapa político da América do Sul constituem importante material de apoio.Estratégias
Não é recomendável que o trabalho com o material constante do link Lição de Casa inclua, de uma vez, as quatro partes. Elas podem ser utilizadas de acordo com o período em questão.Uma tentativa de abordagem total do assunto pode levar o aluno a perder a noção do todo. Assim, deve ser evitada uma abordagem que privilegie o tema e negligencia os períodos. Um "vai-e-vem" no tempo histórico pode gerar confusão no entendimento dos alunos.
O ideal é que se acoplem as duas primeiras partes quando se estiver trabalhando o período do bandeirismo e da expansão territorial; a essa altura, referências ao Tratado de Tordesilhas, por exemplo, já não soarão como matéria estranha aos alunos.
A terceira parte pode ser trabalhada tanto como parte da administração joanina (1808 a 1821), como durante o Primeiro Reinado (1822 a 1831). Se for feita a segunda opção, a parte 3 da matéria pode ser trabalhada para dar maior historicidade ao movimento separatista que irrompeu em 1825.
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