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Ensino Fundamental

História geral - Domingo Sangrento

*Érica Alves da Silva

Domingo Sangrento

Comentário introdutório

Atualmente, para qualquer tema ser alvo de debate com os alunos, há um consenso entre os historiadores de que não é necessário fazer grandes retornos e utilizar os conhecimentos da denominada longa história. Entretanto, os fatos devem demonstrar ser parte de um processo histórico. Mesmo momentos considerados revolucionários precisam ser vistos dentro dos movimentos de continuidade e descontinuidade de uma dada realidade histórica.

É essa perspectiva que leva à possibilidade de avaliar com os alunos o chamado Domingo Sangrento na Rússia. Nesse acontecimento, que ocorreu a 9 de janeiro de 1905, o czarismo demonstrou sua força repressiva contra as massas populares que reivindicavam melhores condições de trabalho e a convocação de uma assembléia constituinte ao Czar Nicolau 2o, por meio de uma petição que nunca chegou a ser lida por ele.

O principal nesse estudo é valorizar o papel das massas de São Petersburgo (anterior à revolução de 1917), avaliar o desenvolvimento da participação política e desenvolver com os alunos a percepção da riqueza da literatura russa, possível fonte para os historiadores.

Objetivos

1) Reconhecer a participação da população (não apenas a valorização dos grandes nomes) na história do país;

2) Conhecer as condições de trabalho dos russos no início do século 20;

3) Perceber o uso da violência pelo estado czarista;

4) Promover a análise das continuidades e descontinuidades num processo histórico;

5) Reconhecer o uso de diferentes fontes para a construção do saber histórico, no caso, a literatura russa.

Estratégias

1) Antes de iniciar o estudo de uma realidade temporal e espacialmente distante como é a realidade russa, avalie com os seus alunos uma reivindicação de trabalhadores brasileiros da atualidade. Analise os pedidos, as condições que geram tal cobrança e os resultados. Depois de analisar esse movimento social, procure perceber as representações contidas nele, as imagens e os símbolos do grupo envolvido.

2) Depois de partir de algo mais próximo da realidade de seus alunos, de eles perceberem a mobilização popular no Brasil, apresente aos estudantes a singularidade russa. Organize na lousa (ou mesmo no retroprojetor) uma pequena linha do tempo da história russa, para que se entendam as necessidades reais que levaram os trabalhadores russos à mobilização. Nesta linha do tempo é importante que fique claro o fim tardio da servidão na Rússia e as dificuldades que a população vivenciava.

3) Entregue aos seus alunos (organizados em pequenos grupos) diferentes textos sobre o Domingo Sangrento. Peça que leiam e, depois deste trabalho, escreva com toda a turma um texto coletivo em que o grupo revele o que julga ser fundamental para o estudo.

4) Leia com a turma a produção textual e demonstre como, ao escrever, o historiador faz escolhas. Mostre que a busca da objetividade não é uma tarefa simples e que, enquanto alguns fatos são evidenciados, outros são silenciados.

5) Escolha trechos de obras literárias que possibilitem a percepção da angústia sentida pelo homem russo do início do século 20: angústia causada pelas condições de vida e também pela singularidade caracterizada pela Rússia distanciar-se do processo de modernização pelo qual passava parte significativa da Europa.

6) Para finalizar, peça que os alunos façam uma produção artística sobre o fato histórico. Eles podem usar qualquer material - por exemplo, pintura, desenhos, quadrinhos etc. - e devem demonstrar o que acharam mais interessante no contexto histórico russo que levou ao Domingo Sangrento. Peça também que expliquem as produções feitas.

Atividades

1) Crie com seus alunos uma pequena peça teatral sobre o Domingo Sangrento. Escreva com a turma as cenas nas quais os diferenciados interesses dos sujeitos históricos devem ser expressos nas falas dos personagens criados.

2) Apresente para outra(s) turma(s) da escola a cena escrita e interpretada pelos alunos. Depois da apresentação, alguns alunos podem falar sobre o que foi este acontecimento histórico e explicar os significados das falas dos personagens. Dessa maneira, além de conhecerem os fatos, eles percebem a construção de um personagem numa peça teatral.

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