História geral - Guerra do Golfo
Guerra do Golfo
Introdução
Para compreensão das relações entre o Iraque e os Estados Unidos da América, na atualidade, é fundamental conhecer as razões que motivaram a Guerra do Golfo - e também suas consequências.
Objetivos
1. Conhecer os antecedentes da Guerra do Golfo: proteção militar inglesa e reivindicação, por parte do governo iraquiano, do território do Kuwait.
2. Conhecer a formas de utilização da tecnologia em guerras.
3. Conhecer um pouco da história das relações entre EUA e Iraque.
Estratégias
1. Não explique aos alunos qual fato histórico estudarão. Pergunte a eles qual a importância do petróleo para a economia mundial. Ouça o que sabem e utilize esses conhecimentos para refletir sobre a importância desse óleo natural. É importante que os alunos conheçam a relevância econômica e social do petróleo.
2. A seguir, questione-os sobre os conflitos gerados pela disputa da extração do petróleo ou de sua comercialização. Anote as respostas na lousa. Posteriormente, utilize-as para a construção de uma linha do tempo que será denominada "Relações históricas entre EUA e Iraque - o petróleo". Caso os alunos não façam referência à Guerra do Golfo, deixe claro que esse será o tema da aula.
3. Faça uma breve explanação sobre os antecedentes da Guerra do Golfo e complete os principais dados da linha do tempo.
4. Leia com os alunos o texto "Guerra do Golfo - Saddam Hussein começa a incomodar os EUA". Utilize esse momento para sanar as dúvidas do grupo, já que, na próxima etapa, os alunos deverão trabalhar com maior autonomia.
5. Solicite que os alunos façam, organizados em grupos, pesquisas sobre as consequências da Guerra do Golfo e suas relações com a Guerra do Iraque. Depois da pesquisa, peça que apresentem suas informações. Utilizando-as e fazendo as complementações necessárias, conclua a linha do tempo.
Atividades
1. Solicite que os alunos levem à sala de aula pesquisas sobre a moderna tecnologia utilizada durante a Guerra do Golfo. Depois de estudarem seus efeitos, eles devem criar propagandas contrárias à utilização dessa tecnologia em conflitos armados. Para tanto, podem utilizar de simples desenhos, com as mensagens que desejam expor, até gravações ou produções mais complexas. Isso dependerá dos recursos existentes na escola e também do tempo disponível para estudo do tema.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.