Topo

Ensino Fundamental

História geral - Guerra do Vietnã

Érica Alves Cavalcante

Guerra do Vietnã

Introdução

A Guerra do Vietnã deve ser analisada dentro do contexto da Guerra Fria. Ela pode ser usada para que os alunos entendam como se configuravam os conflitos entre os blocos capitalista e comunista, além de permitir uma maior compreensão sobre as consequências do imperialismo em meados do século 20.

Objetivos

1. Compreender o conceito de imperialismo e reconhecê-lo como um dos fatores que geraram a Guerra do Vietnã.

2. Estabelecer relações entre a Guerra do Vietnã e a Guerra Fria.

3. Identificar os interesses dos envolvidos no conflito - e as consequências da guerra para cada um deles.

Estratégias

1. Leve à sala de aula diferentes fotos sobre a Guerra do Vietnã. Deixe que os alunos analisem o material, mas sem esclarecer de que fato histórico as fotografias tratam. Peça que digam o que imaginam ou sentem ao ver as imagens.

2. Depois de mostrar as fotos, apresente dados estatísticos sobre a guerra. A seguir, revele aos alunos que as fotos e os dados estatísticos se referem à Guerra do Vietnã.

3. Exponha quais eram os interesses da França no Vietnã. É importante contextualizar esses interesses, relacionando-os ao colonialismo e ao imperialismo (explique esses conceitos).

4. Faça a leitura coletiva do texto Guerra do Vietnã - origens. Durante a leitura, construa com a turma um mapa conceitual. Deixe que os alunos façam suas próprias considerações, de maneira que o mapa seja o reflexo do que eles entenderam.

5.Peça que os alunos pesquisem sobre a Guerra do Vietnã. Cada grupo deverá criar uma maneira de apresentar aquilo que descobriu ao restante da sala (seminário, paródia, representações, etc.).

Atividade

Volte às fotografias que foram expostas no começo dos trabalhos, apresente suas legendas e construa uma linha do tempo sobre a Guerra do Vietnã.

Ensino Fundamental