Topo

Ensino Fundamental

História geral - Islamismo e Idade Média

Luciane Cristina Miranda de Jesus

Islamismo e Idade Média

Ponto de Partida

Ler a entrevista Expansão islâmica: muçulmanos dominaram península Ibérica no site Educação do UOL.

Justificativa

Sempre estudamos a Idade Média com nossos olhares voltados para o continente europeu, pois os próprios marcos históricos da Linha do Tempo da História, que sinalizam o início e o fim da Idade Média, se referem à história da Europa. E se víssemos o mesmo período com nossos olhares voltados para mais de um continente? Neste caso, veríamos o avanço do islamismo na África, Ásia e Europa e entenderíamos que o processo do feudalismo na Europa não foi somente um processo ocorrido por razões internas, mas também externas!

Objetivos

1) Reconhecer a origem da palavra islão e as suas derivações;

2) Reconhecer o contexto histórico sobre a origem do islão e sua repercussão como elo unificador da península Arábica;

3) Identificar os continentes conquistados pelo islamismo;

4)Destacar durante o período medieval as contribuições mouras no campo da cultura e arquitetura na península Ibérica.

Estratégias

1) Em primeiro lugar, destacar para os alunos que o texto a ser lido é uma entrevista com um historiador contemporâneo. Vale a pena comentar com os alunos que Mustafá Yazbek é brasileiro, embora seu nome seja de origem libanesa, devido a nacionalidade dos seus pais.
Peça aos alunos que enumerem as perguntas da entrevista, pois assim o professor terá a liberdade de escolher qual pergunta e resposta pode ser lida, bastando mencionar a sua posição numérica.

2) Propor aos alunos, antes da leitura da entrevista, que falem sobre o que entendem com relação à palavra islão e outras palavras derivadas deste radical, como islamismo, islâmico, islã. É interessante que o professor faça os registros na lousa e os alunos no caderno.

3) O passo seguinte é apresentar a eles a origem da palavra islão, que significa "submissão" e o momento em que ela passa a ser conhecida oficialmente como uma nova religião frente às mais antigas, como o judaísmo e o cristianismo. A origem do islão está vinculada à figura do profeta Maomé. São intrínsecas, por isso deve-se fazer um breve relato da biografia (vida) deste homem. As perguntas nas posições 2 e 3 realizadas pelo entrevistador e as respostas dadas pelo historiador Mustafá explicam quem foi Maomé e a importância de suas experiências no campo da espiritualidade e difusão do islão. Portanto, o professor deverá convidar dois alunos para lerem em voz alta para toda a classe, essas perguntas e respostas no sentido de complementar explanação do professor.

4) Faça uso do mapa-múndi para localizar a península Arábica e a expansão do islão a partir do século 7. A localização dos territórios conquistados pelos muçulmanos pode seguir paralelo à leitura das perguntas e respostas nas posições 5, 7 e 8, pois elas dão conta de explicar como ocorreu a unificação político-religiosa das tribos arábicas e a conquista de territórios durante a Idade Média na Europa, Ásia e África.

5) Destaque para os alunos que o crescimento do islão proporcionou aos muçulmanos o domínio das rotas comerciais do Oriente para o Ocidente, principalmente a do mar Mediterrâneo, daí o isolamento da Europa frente ao domínio islâmico. Diante disso, elabore perguntas problematizadoras com relação ao processo de feudalismo ocorrido na Europa, como por exemplo:

a) Durante a Idade Média, a Europa se isolou por questões internas ou fatores externos conduziram-na ao processo de feudalismo?

b) Que fatores externos poderiam interferir na vida econômica da Europa feudal, principalmente a partir do século VII?

Após essas perguntas problematizadoras, peça a dois alunos que leiam a pergunta e a resposta da entrevista na posição 6, pois o entrevistado explica o isolamento deste continente justamente devido a expansão islâmica.

6) Para finalizar, proponha aos alunos que realizem, junto com o professor de português, uma pesquisa sobre a herança árabe que herdamos principalmente no nosso vocabulário, uma vez que a região de Portugal foi de domínio islâmico durante oito séculos. Por meio dessa pesquisa o professor pode trabalhar as noções de permanência na História.

7) Como sugestão de síntese do conteúdo estudado, pode-se também propor, junto com a disciplina de Artes, que os alunos pesquisem imagens de construções arquitetônicas que mostrem a presença islâmica na península Ibérica, tanto em Portugal quanto na Espanha.

Ensino Fundamental