Topo

Ensino Fundamental

História geral - Primeiros povos da América

Érica Alves da Silva

Primeiros povos da América

Introdução

Antes que os europeus chegassem às terras que denominaram América, diferentes povos com culturas também distintas habitavam este território. Estudar isso permite aos alunos reconhecer a diversidade cultural e valorize-la. Além disso, será possível abordar com os alunos a participação de outras disciplinas, como a arqueologia, para o desenvolvimento dos conhecimentos históricos.

Objetivos

1) Conhecer diferentes versões sobre a ocupação do território americano.

2) Reconhecer os interesses existentes na defesa de algumas destas versões.

3) Desenvolver algumas definições teóricas sobre os estudos arqueológicos como: o foco de estudo da arqueologia, algumas de suas metodologias, as definições de sítio arqueológico, de cultura material, etc.

4) Interpretar fontes iconográficas (mapas).

Estratégias

1) Lance perguntas aos alunos sobre a ocupação da América para avaliar seus conhecimentos prévios. Posteriormente apresente um panorama das diferentes versões usadas para explicar este processo - esse panorama pode ser sistematizado com uso de um quadro comparativo.

2) Leve a sala de aula o contorno de um mapa-múndi que possa ser visualizado por todos os alunos. Construa com a sala as diferentes rotas que exemplificariam as diferentes versões da ocupação do território americano.

3) Peça aos alunos para fazerem pesquisas sobre o período de ocupação do território americano. Se a escola dispuser de laboratório de informática, é interessante que esssas pesquisas sejam feitas em grupo, para que se troquem experiências em relação ao uso da internet. Caso não exista esta possibilidade, leve para turma diferentes textos com interpretações diversas, peça que leiam e apresentem sínteses do que foi lido. As interpretações poderão entrar em conflito, o que vai gerar um campo fértil para o trabalho de reconhecimento dessas diferentes vertentes e dos interesses implícitos na aceitação ou negação de uma dada versão.

4) Discuta com os alunos sobre a importância dos estudos arqueológicos para o desenvolvimento de pesquisas na área da história. Faça um breve trabalho de definição conceitual e peça que efetuem uma nova leitura dos textos lidos em laboratório ou em sala de aula. Essa releitura demonstrará aos alunos como a compreensão dos conceitos auxilia no desenvolvimento de suas leitura, independentemente da temática que é estudada.

Atividade

Divida a sala em grupos e peça que cada equipe produza um noticiário de TV relatando as principais descobertas que tenham feito sobre a ocupação da América e sobre o desenvolvimento e uso da ciência arqueológica.

É importante que os grupos tenham subtemas para abordagem, dessa maneira os noticiários não se tornarão repetitivos e serão complementares. Nesse tipo de atividade o interesse dos alunos é maior se for dada liberdade para eles criarem noticiários com características diferentes.

Ensino Fundamental