PUBLICIDADE
Topo

Ensino Fundamental

História geral - Reforma e Contra-Reforma

Reforma e Contra-Reforma

Objetivos

1) Conhecer os fatores econômicos, políticos e sociais que deram origem à Reforma protestante;

2) Estudar a cronologia de acontecimentos da Reforma, o surgimento das teses de Lutero, o papel de Calvino e a formação da Igreja anglicana;

3) Discutir as deliberações da Igreja católica para combater o avanço do protestantismo.

Comentário

O período de transição marcado pela Reforma protestante e pela eclosão da Contra-Reforma é complexo e pode ser estudado sob vários ângulos. O professor deve avaliar a distribuição do conteúdo levando em conta o número de aulas disponíveis e o conhecimento prévio dos alunos, adquirido em outras unidades da disciplina.

Material

O texto Reforma e Contra-Reforma pode servir como ponto de partida para o trabalho em aula.

Estratégias

1) Inicialmente, proponha a seus alunos a leitura do texto indicado no item anterior;

2) Depois da leitura, os alunos devem formular questões sobre o conteúdo estudado, para serem debatidas com o professor em aula;

3) A seguir, a classe é dividida em grupos para o estudo específico de alguns tópicos, como os abaixo relacionados:

a) Reforma e Contra-Reforma: aspectos econômicos;

b) Aspectos políticos;

c) Decadência espiritual da Igreja católica;

d) Lutero e Calvino;

e) A formação da Igreja anglicana;

f) Concílio de Trento e os tribunais do Santo Ofício.

Atividades

1) Uma vez estabelecidos os temas que serão trabalhados por cada grupo, o professor pode auxiliar na elaboração de um roteiro de estudos, para fixar os principais pontos a serem abordados pelos alunos;

2) Os grupos devem apresentar o resultado de suas pesquisas num seminário, realizado em sala de aula.

Sugestões

Há um grande número de recursos que podem ser utilizados como apoio a essa unidade. O uso de material iconográfico, com imagens referentes ao período, é interessante como ferramenta de trabalho, e pode ser facilmente acessado em sites da internet. Outro recurso didático eficiente é a projeção do filme "Lutero", dirigido por Eric Til (2003), disponível em DVD. O filme fornece um bom panorama da época em questão e pode ser debatido em classe com bons resultados.

Ensino Fundamental