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Ensino Fundamental

História geral - Revolução Cubana

Érica Alves da Silva

Revolução Cubana

Introdução

A Revolução Cubana é um tema que sempre despertou interesse especial entre os estudiosos da história. Suas representações ainda são alvo de discussões relevantes na historiografia e tamanho interesse relaciona-se à situação cubana atual e ao relacionamento de Cuba com os demais países.

Assim, o tratamento do tema deve ser efetivado com imparcialidade, pois seus sujeitos históricos ainda estão em cena. Diferentes concepções desse evento histórico devem ser respeitadas e, principalmente, os alunos devem construir suas próprias opiniões.

Objetivos

1) Reconhecimento do movimento revolucionário cubano dentro de seu processo histórico;

2) Reconhecimento do conceito de revolução;

3) Percepção da realidade cubana no presente, por meio de análises das permanências e mudanças após seu processo revolucionário;

4) Percepção do embate entre as memórias: relações entre história e memória;

5) Desenvolvimento da habilidade de leitura e pesquisa histórica.

Estratégias

1) Para começar o trabalho sobre a Revolução Cubana, parta do presente. Inicie com a análise de ao menos um mapa que indique a posição geográfica de Cuba e depois leve à sala de aula informações variadas sobre essa realidade na atualidade. Procure não relacionar nenhuma das informações fornecidas (e aquelas trazidas pelos alunos) com o processo revolucionário cubano.

2) Depois do reconhecimento de alguns aspectos de Cuba na atualidade, apresente aos alunos o conteúdo que será abordado: a Revolução Cubana. Não dê informações sobre o processo revolucionário ainda, inicie apenas com a reflexão sobre os significados do termo "revolução".

Demonstre que tal palavra é normalmente usada para demonstrar uma transformação, que pode simbolizar um retorno a raízes (ela não significa sempre a tentativa de chegar a algo completamente novo). Realize esse tipo de tratamento para ajudar os alunos na percepção do uso do passado para explicar e legitimar ações no presente e dos embates para a construção das memórias.

3) Inicie em seguida o tratamento do processo revolucionário cubano. Demonstre que qualquer revolução resulta de questões conjunturais, ou seja, é parte de um processo histórico maior, embora sua efetivação fique em evidência. Traga um texto sobre o assunto e realize uma leitura coletiva com a sala, fazendo interferências para que a temática se torne mais atraente.

4) Durante essa leitura, peça que todo o grupo organize um mapa conceitual que resuma suas compreensões do evento histórico em análise.

5) Por fim, volte aos aspectos analisados sobre o presente cubano e peça que, em grupo, os alunos relacionem alguns deles com a efetivação da revolução. Deste modo perceberão as permanências e mudanças na história.

Atividades

1) Divida os alunos em equipes e escolha com a turma os assuntos de maior interesse em relação à história cubana. Distribua as temáticas entre os alunos e peça que pesquisem e apresentem suas descobertas em pequenos seminários.

2) Para finalizar o trabalho, peça que cada grupo crie uma cena que demonstre as conclusões sobre a referida revolução para que, depois de ensaios, seja apresentada para a turma.

Sugestões

Se houver grande interesse por esse tema, pode ser importante e útil analisar o significado da fuga de alguns integrantes da delegação cubana durante os Jogos Pan-americanos no Rio de Janeiro. Assim, a matéria estudada se aproxima das vivências cotidianas dos alunos.

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