Topo

Ensino Fundamental

Inglês - A happier you

Rozeli Alves

A happier you

Objetivo geral

Compreender textos jornalísticos em inglês.

Objetivos específicos

Identificar o tema e os assuntos do texto, reconhecer as fontes consultadas, estabelecer relações com outros textos e/ou contextos, reconhecer os graus dos adjetivos.

Conteúdo

Leitura com compreensão de texto jornalístico; destaque de palavras-chave e frases; construção de texto-síntese; grau de adjetivos.

Procedimentos

1) Exiba aos alunos apenas o título do texto (colocado abaixo) e peça que apresentem hipóteses sobre de que o texto trata.

2) Anote no quadro, em inglês, as idéias apresentadas pela turma e reserve-as para que, no final, possam ser comprovadas ou contestadas.

3) A seguir, peça para que observem o texto como um todo e identifiquem sua origem e autoria.

4) Se necessário, auxilie-os no reconhecimento de que o texto trata de uma pesquisa, tendo sido publicado em uma revista científica.

5) Faça uma leitura em voz alta do título e do 1º parágrafo. Essa leitura deve ser acompanhada atentamente pelos alunos, para que percebam o sentido do texto, articulando-o às hipóteses criadas a partir do título. Auxilie os alunos com Wh- questions: Who is Bruce Cuthbert?/What does he say?/Where is the University?

6) Peça que identifiquem as palavras-chave do 1º parágrafo e anote-as no quadro.

7) O próximo passo é solicitar aos alunos que, em trios, leiam atenta e silenciosamente o texto, identificando as palavras-chave nos demais parágrafos, marcando-as e registrando no caderno. Elas são muito importantes para entender a organização do texto e estão sempre relacionadas ao assunto principal.

8) Oriente os alunos na utilização do dicionário, caso julgue necessário. Ao retomar a aula, faça com que a classe socialize as pesquisas realizadas, construindo um vocabulário com as palavras e/ou expressões importantes para a compreensão do texto.

9) Peça aos alunos que, utilizando o vocabulário aprendido, construam ou reescrevam uma ou duas frases-síntese para cada parágrafo do texto. Assim, cada trio, ao unir essas frases, terá feito um pequeno texto aproveitando a idéia central.

10) Um aluno representante de cada grupo pode ler o texto-síntese em voz alta.

11) É importante que os alunos percebam as estratégias utilizadas para uma leitura desse tipo, pois poderão repeti-las sempre que necessário.

12) Proponha uma reflexão sobre a finalidade do texto: informar, fazer o leitor pensar sobre o assunto. Peça ainda que localizem expressões no texto que justifiquem essa idéia.

13) Faça com os alunos um levantamento dos adjetivos encontrados no texto e aproveite para montar com eles um quadro em que esses qualificativos apareçam no grau normal, no comparativo (igualdade e superioridade) e no superlativo. Mantenha o quadro em local visível.

14) Peça aos grupos que elaborem frases com base no texto estudado, usando os adjetivos nos diferentes graus, conforme a necessidade.

15) Os grupos devem expor suas frases e lê-las para a classe.  

A happier you

Emily Sohn

It's not always easy to be young. Between 15 and 20 percent of middle schoolers in the United States experience moderate to severe symptoms of depression, says Bruce Cuthbert, a psychologist at the University of Minnesota, Twin Cities. And research shows that, without help, stress and anxiety tend to get worse over time.

If you don't feel happy today, that doesn't mean there's anything wrong with you, Cuthbert says. But if you want to feel better, there are lots of things you can do to improve your mood.

Studies have shown that the happiest people are those who frequently do kind things for both friends and strangers. Other research-backed happiness boosters include keeping a diary of your future dreams, setting and pursuing goals, making friends and family members a big part of your life, and exercising regularly.

(Adaptado de Science News for Kids)

Ensino Fundamental