Inglês - Aquecimento global
Aquecimento global
Objetivo geral
Compreender textos jornalísticos de divulgação científica escritos em inglês.
Objetivos específicos
Identificar o tema e os assuntos do texto, reconhecer as fontes consultadas, estabelecer relações com outros textos e/ou contextos.
Conteúdo
Leitura e compreensão de texto jornalístico de divulgação científica; destaque de palavras-chave e frases; construção de texto-síntese. Desdobramentos: debate.
Procedimentos
Importante: é necessário que os alunos tenham o texto Stabilizing Climate Requires Near-zero Carbon Emissions em mãos.
1) Provoque, inicialmente, uma tempestade de idéias sobre as questões ambientais, anotando no quadro, em inglês, as palavras ou expressões que vêm à mente dos alunos quando o assunto é meio ambiente e o futuro do planeta.
2) Peça para que observem o texto como um todo e identifiquem sua origem e autoria.
3) A partir do título, solicite que formulem hipóteses sobre o conteúdo do texto.
4) Se necessário, auxilie-os no reconhecimento de que se trata de uma nota sobre determinado estudo, publicada em revista científica - e peça-lhes que mantenham o foco no título e na apresentação.
5) Faça uma leitura em voz alta do título e da apresentação. Essa leitura deverá ser acompanhada atentamente pelos alunos, para que reconheçam seu sentido, articulando-o às hipóteses criadas a partir do título. Auxilie-os com wh-questions (who, what, when, where?).
6) O próximo passo é solicitar aos alunos que, em grupos de três, leiam atenta e silenciosamente o texto, identificando as palavras-chave em cada parágrafo, marcando-as e registrando no caderno. Elas são muito importantes para entender a organização do texto e estão sempre relacionadas ao assunto principal.
7) Oriente-os sobre a utilização do dicionário, caso julgue necessário. E, ao retomar a aula, faça com que os grupos socializem as pesquisas realizadas, construindo um vocabulário com as palavras e/ou expressões que, geralmente, são encontradas em textos que tratem do mesmo assunto. Esse vocabulário pode ficar afixado no mural da sala de aula e ser ilustrado com imagens sugestivas trazidas pelos alunos, com legendas em inglês e fontes devidamente citadas.
8) Peça aos alunos que, utilizando o vocabulário, construam ou reescrevam uma ou duas frases-síntese para cada parágrafo do texto. Dessa forma, cada grupo, ao juntar essas frases, terá feito um pequeno texto aproveitando a idéia central da nota jornalística. Esse trabalho será facilitado se os alunos partirem de algumas questões básicas: como?, por quê?, em que contexto?, com que resultados?
9) Um representante de cada grupo pode ler o texto-síntese em voz alta.
10) É importante que os alunos percebam as estratégias utilizadas para uma leitura desse tipo, pois poderão repeti-las sempre que necessário.
11) Proponha uma reflexão sobre a finalidade do texto: informar, convencer, seduzir o leitor? Peça que localizem expressões no texto que justifiquem suas conclusões.
12) Organize um debate com a classe: ecologistas x defensores de tecnologias sem limites ecológicos, para que todos possam refletir e discutir sobre as questões propostas no texto estudado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.