Topo

Ensino Fundamental

Inglês - Must and have to

Rozeli Alves

Must and have to

Objetivo geral

Empregar corretamente as formas verbais must e have to.

Objetivos específicos

Empregar as formas verbais must e have to em discurso sobre as rotinas diárias das pessoas.

Conteúdo

As formas verbais must e have to no presente, no passado e no futuro (formas afirmativa, interrogativa e negativa) e ampliação de vocabulário sobre profissões e ocupações.

Procedimentos

1) O assunto desta aula são as rotinas diárias de cada pessoa: aquilo que temos que fazer e aquilo que devemos fazer por obrigação.

2) Peça aos alunos que façam uma lista com cinco coisas que eles têm que fazer rotineiramente.

3) Anote no quadro pelo menos 10 dessas ações em inglês.

4) Em seguida, construa com eles as frases usando have to:

  • I have to get up early on Mondays and Wednesdays.
  • Peter has to go to his French class at 9.
  • They will have to copy it from page 15.
  • We had to close the door, it was cold outside.
  • Does she have to read the exercises?
  • Did they have to stop the car?
  • Will you have to get up at 6 in the morning?
  • Rita doesn't have to answer the phone.
  • You don't have to copy the lesson now.

5) Depois peça aos alunos exemplos de coisas que eles devem fazer por obrigação. Se a ação é realizada por obrigação, isto é, se a pessoa não tem a opção de não fazer, explique que em inglês usa-se must:

  • I must finish my homework before my father arrives.
  • Every student must be in the classroom before the teacher arrives.
  • Must we answer all the 60 questions?

6) Deixe claro aos alunos que must só deve ser usado no presente e no futuro; no passado afirmativo ou interrogativo, sempre se usa had to/did... have, mesmo que a idéia seja de obrigação.

7) Peça agora que os alunos digam cinco coisas que são proibidos de fazer. Explique que, neste caso, deve-se usar mustn't:
 

  • You musn't walk on the grass.
  • We mustn't cross the street here.

8) Esta tarefa pode ser realizada em grupos. Professions and Jobs. What do they have to do? Cada grupo deve sortear uma profissão ou ocupação e elaborar dez frases com as atividades que esse profissional tem que fazer rotineiramente, outras que são obrigados a fazer, e outras que são proibidos de fazer (baker, clerk, bus driver, cook, hairdresser, soldier, teacher, nurse, salesperson, secretary, musician, journalist, lawyer, dentist, receptionist etc.).

9) Depois de verificar a correção da tarefa, peça que cada grupo apresente seu trabalho para a classe. Esse trabalho poderá ser ilustrado.

10) Os trabalhos poderão ser finalizados no programa Power-point (se for possível o uso do computador), podendo ter trilha sonora, o que tornará as apresentações mais dinâmicas e interessantes.

Ensino Fundamental