Topo

Ensino Fundamental

Inglês - Texto biográfico

Rozeli Alves

Texto biográfico

Objetivo geral

Compreender textos biográficos em inglês e ampliar repertório cultural.

Objetivos específicos

Identificar o tema e os assuntos do texto, reconhecer as fontes consultadas, estabelecer relações com outros textos e/ou contextos.

Conteúdo

Leitura com compreensão de texto biográfico, destaque de palavras-chave e construção de síntese. Desdobramentos: painel sobre trabalhos de Winsor McCay.

Texto: Winsor McCay

Winsor McCay (September 26, 1867(?) - July 26, 1934) was an American cartoonist and animator.

His comic strip work has influenced generations of artists, including creators such as Moebius, Chris Ware and many others.

In 1886, McCay's parents sent him to Cleary's Business College in Ypsilanti, Michigan. While in Ypsilanti, he also received his only formal art training, from John Goodison of Michigan State Normal College (now known as Eastern Michigan University). Goodison taught him the application of the fundamentals of perspective, which he put to significant use later in his career.

He also has a place in film history for being the American cinema's first great cartoon animator. He started out as a newspapwer cartoonist (New York Herald) achieving a national reputation for his strips Little Nemo in Slumberland and Dreams of a Rarebit Fiend. Those strips were both set in the dreams of their characters and featured fantasy art that attempted to capture the look and feel of dreams. McCay's cartoons were never overwhelmingly popular, but always had a strong following because of his expressive graphic style. Newspaper pages were physically much larger then and McCay usually had a half a page to work with.

Inspired by his son's flick-books, he spent four years and produced four thousand individual drawings in making his first animated cartoon Little Nemo, completing it in 1911. But his biggest cartoon success was Gertie the Dinosaur (1913) which was the center piece of a vaudeville act in which the live McCay would interact with his cartoon character.

For this, he single-handedly produced ten thousand individual drawings, laboriously re-drawing the background every time. It is often wrongly cited as the first animated cartoon, but it was certainly the first successful one, and influenced dozens of imitators.

Copie, imprima e distribua o texto para seus alunos

Atividades

1) Peça para que os alunos observem o texto como um todo e identifiquem sua origem.

2) A partir do título e do 1º parágrafo, solicite que formulem hipóteses sobre o que o texto aborda.

3) Se necessário, auxilie-os no reconhecimento de que se trata de uma biografia.

4) Faça uma leitura em voz alta do título e do 1º parágrafo, a qual deverá ser atentamente acompanhada pelos alunos, para que reconheçam seu sentido articulando-o às hipóteses criadas a partir do título.

5) Faça uma leitura em voz alta do texto todo.

6) Forme grupos com no máximo 4 alunos e peça para que destaquem as palavras-chave de cada parágrafo e anotem no caderno. Se necessário autorize o uso do dicionário.

7) Socialize com a classe as palavras destacadas e o vocabulário pesquisado.

8) Oralmente, questione os grupos sobre o conteúdo do texto para verificar se há compreensão.

9) A partir das palavras destacadas, peça aos grupos que elaborem frases sínteses para cada parágrafo.

10) A apresentação das sínteses pode ser feita por meio da leitura do texto elaborado por cada grupo.

11) Havendo possibilidade, peça aos alunos que façam pesquisa na internet sobre a obra de McCay (é possível até assistir suas produções no You tube) e organize um painel em que os grupos apresentem o resultado de seu trabalho.

Ensino Fundamental