Inglês - Texto científico
Texto científico
Objetivo geral
Compreender textos jornalísticos de divulgação científica em inglês.
Objetivos específicos
Identificar o tema e os assuntos do texto, reconhecer as fontes consultadas, estabelecer relações com outros textos e/ou contextos.
Conteúdo
Leitura com compreensão de texto jornalístico de divulgação científica, organização de palavras-chave destacadas e construção de síntese. Desdobramentos: Radio news.
Procedimentos
Importante: é necessário que os alunos tenham o texto a seguir, "Amazon Under Threat From Cleaner Air", em mãos.
Amazon Under Threat From Cleaner Air ScienceDaily (May 8, 2008) - The Amazon rainforest, so crucial to the Earth's climate system, is coming under threat from cleaner air say prominent UK and Brazilian climate scientists in the journal Nature. |
1) Inicialmente provoque uma "tempestade" de idéias sobre as questões ambientais que envolvem a Amazônia, anotando no quadro, em inglês, as palavras ou expressões que vêm à mente dos alunos quando o assunto é floresta tropical e mudanças climáticas, devastação da Amazônia e qualidade do ar.
2) Peça para que observem o texto como um todo e identifiquem sua origem e autoria.
3) A partir do título, solicite que formulem hipóteses sobre o conteúdo do texto.
4) Se necessário, auxilie-os no reconhecimento de que se trata de nota sobre um estudo, publicada em revista científica e peça-lhes que mantenham o foco no título, na apresentação e no primeiro parágrafo.
5) Faça uma leitura em voz alta do título e da apresentação, a qual deverá ser atentamente acompanhada pelos alunos, para que reconheçam seu sentido, articulando-o às hipóteses criadas a partir do título. Auxilie-os com Wh- questions (Who, what, when, where?).
6) Forme grupos de no máximo 4 alunos e distribua para cada grupo uma folha com palavras-chave do texto, colocadas de forma aleatória:
Keywords
carbon stored | risk of drought | deforestation | increasing sea surface temperatures | Amazon rainforest |
global climate system | reducing sulphur dioxide emissions | rainfall | devastation | climate change |
safeguard public health | climate change | global warming | safeguard the forest | improve air quality |
reduce aerosol pollution | change to its vegetation | many pressures | reductions in carbon dioxide emissions | land ecosystems |
7) O próximo passo é solicitar aos alunos que leiam atenta e silenciosamente o texto, localizando as palavras-chave em cada parágrafo, marcando-as e registrando no caderno, na ordem em que aparecem. Elas são muito importantes para entender a organização do texto e estão sempre relacionadas ao assunto principal.
8) Oriente a utilização do dicionário caso julgue necessário, e ao retomar a aula, faça com que a classe socialize as pesquisas realizadas, construindo um vocabulário com as palavras e/ou expressões que são geralmente encontradas em textos que tratem do mesmo assunto. Esse vocabulário poderá ficar afixado no mural da sala de aula e ser ilustrado com imagens sugestivas trazidas pelos alunos, com legendas em inglês e fontes devidamente citadas.
9) Peça aos alunos que construam ou reescrevam uma ou duas frases-síntese para cada parágrafo do texto utilizando o vocabulário e as palavras-chave destacadas.
10) Cada grupo ao juntar essas frases terá feito um resumo, aproveitando a idéia central do texto. Isto fica facilitado se partirem de alguns desafios: o que, como, por que, em que contexto, com que resultados?
11) É importante que os alunos percebam as estratégias utilizadas para a compreensão de um texto desse tipo, pois poderão repeti-las sempre que necessário.
12) Explique que as sínteses construídas devem ter um formato adequado para radio news.
13) Organize com a classe uma apresentação tipo radio news, em que um representante de cada grupo deverá ler a síntese. Incentive-os a incluírem vinhetas musicais, por exemplo. Este trabalho poderá ser realizado com auxílio do computador e também previamente gravado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.