Topo

Ensino Fundamental

Inglês - Texto científico

Rozeli Alves

Texto científico

Objetivo geral

Compreender textos jornalísticos de divulgação científica em inglês.

Objetivos específicos

Identificar o tema e os assuntos do texto, reconhecer as fontes consultadas, estabelecer relações com outros textos e/ou contextos.

Conteúdo

Leitura com compreensão de texto jornalístico de divulgação científica, organização de palavras-chave destacadas e construção de síntese. Desdobramentos: Radio news.

Procedimentos

Importante: é necessário que os alunos tenham o texto a seguir, "Amazon Under Threat From Cleaner Air", em mãos.

Amazon Under Threat From Cleaner Air

ScienceDaily (May 8, 2008) - The Amazon rainforest, so crucial to the Earth's climate system, is coming under threat from cleaner air say prominent UK and Brazilian climate scientists in the journal Nature.

The new study identifies a link between reducing sulphur dioxide emissions from burning coal and increasing sea surface temperatures in the tropical north Atlantic, resulting in a heightened risk of drought in the Amazon rainforest.

The Amazon rainforest contains about one tenth of the total carbon stored in land ecosystems and recycles a large fraction of the rainfall that falls upon it. So any major change to its vegetation, brought about by events like deforestation or drought, has an impact on the global climate system.

A team from the University of Exeter, Centre for Ecology and Hydrology, Met Office Hadley Centre and Brazilian National Institute for Space Studies used the Met Office Hadley Centre climate-carbon model to simulate the impacts of twenty-first century climate change on the Amazon rainforest. They compared the model to data from the 2005 drought, which caused widespread devastation across the Amazon basin. The researchers estimate that by 2025 a drought on this scale could happen every other year and by 2060 a drought could occur in nine out of every ten years.

Co-author Dr Matthew Collins of the Met Office Hadley Centre puts this into context: "The rainforest is under many pressures. Direct deforestation is the most obvious immediate threat, but climate change is also a big issue for Amazonia. We have to deal with both if we want to safeguard the forest."

Co-Author Dr Carlos Nobre of the Brazilian Institute for Space Research adds: "Global warming, deforestation and increased forest fires are all acting in synergy to reduce the resilience of the Amazonian forests."

Lead author Professor Peter Cox of the University of Exeter sums-up the consequences of the study: "These findings are another reminder of the complex nature of environmental change. To improve air quality and safeguard public health, we must continue to reduce aerosol pollution, but our study suggests that this needs to be accompanied by urgent reductions in carbon dioxide emissions to minimize the risk of Amazon forest dieback."

This research was funded by the Natural Environment Research Council (NERC), the UK Department for Environment, Food and Rural Affairs, and the Brazilian Research Council.
University of Exeter (2008, May 8). Amazon Under Threat From Cleaner Air. ScienceDaily. Retrieved May 9, 2008, from http://www.sciencedaily.com /releases/2008/05/080507133259.htm

1) Inicialmente provoque uma "tempestade" de idéias sobre as questões ambientais que envolvem a Amazônia, anotando no quadro, em inglês, as palavras ou expressões que vêm à mente dos alunos quando o assunto é floresta tropical e mudanças climáticas, devastação da Amazônia e qualidade do ar.

2) Peça para que observem o texto como um todo e identifiquem sua origem e autoria.

3) A partir do título, solicite que formulem hipóteses sobre o conteúdo do texto.

4) Se necessário, auxilie-os no reconhecimento de que se trata de nota sobre um estudo, publicada em revista científica e peça-lhes que mantenham o foco no título, na apresentação e no primeiro parágrafo.

5) Faça uma leitura em voz alta do título e da apresentação, a qual deverá ser atentamente acompanhada pelos alunos, para que reconheçam seu sentido, articulando-o às hipóteses criadas a partir do título. Auxilie-os com Wh- questions (Who, what, when, where?).

6) Forme grupos de no máximo 4 alunos e distribua para cada grupo uma folha com palavras-chave do texto, colocadas de forma aleatória:

 

Keywords

carbon storedrisk of droughtdeforestationincreasing sea surface temperaturesAmazon rainforest
global climate systemreducing sulphur dioxide emissionsrainfalldevastationclimate change
safeguard public healthclimate changeglobal warmingsafeguard the forestimprove air quality
reduce aerosol pollutionchange to its vegetationmany pressuresreductions in carbon dioxide emissionsland ecosystems

7) O próximo passo é solicitar aos alunos que leiam atenta e silenciosamente o texto, localizando as palavras-chave em cada parágrafo, marcando-as e registrando no caderno, na ordem em que aparecem. Elas são muito importantes para entender a organização do texto e estão sempre relacionadas ao assunto principal.

8) Oriente a utilização do dicionário caso julgue necessário, e ao retomar a aula, faça com que a classe socialize as pesquisas realizadas, construindo um vocabulário com as palavras e/ou expressões que são geralmente encontradas em textos que tratem do mesmo assunto. Esse vocabulário poderá ficar afixado no mural da sala de aula e ser ilustrado com imagens sugestivas trazidas pelos alunos, com legendas em inglês e fontes devidamente citadas.

9) Peça aos alunos que construam ou reescrevam uma ou duas frases-síntese para cada parágrafo do texto utilizando o vocabulário e as palavras-chave destacadas.

10) Cada grupo ao juntar essas frases terá feito um resumo, aproveitando a idéia central do texto. Isto fica facilitado se partirem de alguns desafios: o que, como, por que, em que contexto, com que resultados?

11) É importante que os alunos percebam as estratégias utilizadas para a compreensão de um texto desse tipo, pois poderão repeti-las sempre que necessário.

12) Explique que as sínteses construídas devem ter um formato adequado para radio news.

13) Organize com a classe uma apresentação tipo radio news, em que um representante de cada grupo deverá ler a síntese. Incentive-os a incluírem vinhetas musicais, por exemplo. Este trabalho poderá ser realizado com auxílio do computador e também previamente gravado.

Ensino Fundamental