Matemática - Logaritmos
Logaritmos
Ponto de partida
Ler o texto Logaritmos (1), (2) e (3)
Objetivos
1) Mostrar, na prática, a utilização histórica e atual dos logaritmos.
2) Mediante a apresentação de multiplicações e divisões de números extensos, mostrar a versatilidade do uso dos logaritmos.
Estratégias
1) Mostrar o algoritmo de maneira leve e às vezes indireta para amenizar a rejeição à matéria.
2) Pedir aos alunos a pesquisa de outros exemplos a serem resolvidos em classe ou como trabalho de casa.
3) Mostrar a aplicabilidade dos logaritmos, por exemplo, em gráficos em papel monolog e bilog.
Atividades
1) Após a fixação das propostas pedir aos alunos a aplicação dos conceitos como, por exemplo, gráficos de funções exponenciais ou quadráticas em papel milimetrado e logaritmo.
2) Discutir e enfatizar a noção de logaritmos como ferramenta de suporte para outras áreas e não como um assunto exclusivo da matemática.
Sugestões
Mostrar as raízes históricas dos logaritmos (John Napier) que transformava multiplicações e divisões em somas e subtrações facilitando os cálculos, principalmente os astronômicos. Mostrar também que os atuais computadores e máquinas de cálculo utilizam este princípio em suas arquiteturas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.