Matemática - Probabilidades
Probabilidades
Objetivos
1) Recordar a representação de números racionais e irracionais;
2) Introduzir conceitos importantes no estudo de probabilidades (espaço amostral, eventos independentes, eventos equiprováveis) através de uma atividade prática de tabulação:
3) Utilização do recurso Localizar do editor de textos Word em contagem;
3) Mostrar que o estudo de probabilidades, juntamente com a análise combinatória e a estatística, fornecem valiosas ferramentas na avaliação e previsão de fenômenos científicos e sociais.
Estratégia
Apresente algumas definições:
a) experimento aleatório;
b) espaço amostral;
c) evento;
d) probabilidade de ocorrência de um evento;
d) eventos equiprováveis;
e) eventos independentes.
Aproveite que o assunto tem bom apelo entre os alunos e incentive a participação para encontrar exemplos: verificação do sexo dos bebês nascidos na cidade em certo período, resultados da mega-sena, etc.. Não deixe de citar o lançamento de dados: o termo aleatório deriva do latim alea, que significa dado.
Atividade
Distribua entre os alunos três representações de : uma com 50 algarismos, outra com 100 algarismos e outra com 1.000 algarismos, e peça-lhes que contem quantos algarismos '1', quantos '2', etc. há nessa parte decimal. Obviamente, quanto maior o número de dígitos, mais penosa é a tarefa. Se as representações estiverem em um documento Word, é muito fácil fazer essa contagem:
a) abra o documento;
b) vá em localizar e substituir;
c) digite, em localizar, o número 1;
d) digite, em substituir, algum outro símbolo (ex.: *),
e) selecione substituir tudo;
f) aparecerá uma janela informando o número de substituições;
g) desfaça as substituições, para retornar ao formato inicial;
h) faça o mesmo com os algarismos 2, 3, até preencher a tabela abaixo:
Algarismo | Número de ocorrências |
0 | |
1 | |
2 | |
3 | |
4 | |
5 | |
6 | |
7 | |
8 | |
9 |
Faça-os perceber que, quanto maiores forem os algarismos pesquisados, mais perto de ser equiprováveis serão os eventos.
Comentários
1. O número com 1.000 algarismos pode ser encontrado em aqui. Copie quantas casas quiser e salve em um arquivo Word, para distribuir entre os alunos.
2. A ocorrência aleatória de algarismos do não é típica de todos os números irracionais; ressalte que números do tipo 2,30300300030000... também são irracionais.
3. Peça aos alunos que verifiquem se os eventos "sexo feminino" e "sexo masculino" são equiprováveis, nas diversas faixas etárias. Na página do IBGE encontram-se os dados estatísticos de todas as cidades brasileiras. À medida que a idade avança, observa-se um predomínio de mulheres (por quê?).
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