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Ensino Fundamental

Português - Poemas visuais de Apollinaire e poesia concreta

Lílian Campos

Poemas visuais de Apollinaire e poesia concreta

Objetivos

1. Abordar a poesia concreta brasileira a partir da poesia visual de Apollinaire, propondo um conjunto de estudos interculturais.

2. Mostrar aos alunos uma proposta de trabalho apoiada no diálogo interdisciplinar.

Ponto de partida

Este é um trabalho previsto para ser realizado junto à disciplina de literatura brasileira, levando em conta aspectos de interdisciplinaridade ao promover trocas com áreas do conhecimento, tais como artes, história e língua portuguesa.

Para tanto, o professor pode procurar seus colegas responsáveis pelas referidas disciplinas e propor uma abordagem em conjunto - exercício que poderá fazer parte, por exemplo, de um projeto organizado para uma semana de estudos interculturais na escola, envolvendo diferentes turmas de uma mesma série. Podem ser oferecidos microcursos sobre história da arte, ateliês de criação literária e pictórica, contextualizando-os em um período histórico (início do século 20, até a década de 1950 no Brasil). Exposições de trabalhos dos alunos podem também compor a proposta.

Um trabalho assim promove não só a interação entre professores, mas motiva os alunos a perceberem a relação que pode haver entre as diversas áreas do conhecimento.

Estratégias

Aula 1

Antes de apresentar aos alunos a poesia concreta, pergunte a eles o que entendem por poesia visual ou poesia imagética.

Apontadas as primeiras impressões, mostre ao grupo um caligrama de Apollinaire - o que pode ser feito utilizando-se um equipamento multimídia, um retroprojetor ou um grande cartaz. Caso o professor não disponha da obra, uma edição do livro Caligramas (1918) talvez possa ser encontrada na biblioteca da escola ou numa biblioteca municipal (mas há exemplos no texto linkado acima).

Depois de apresentar os caligramas, pergunte aos alunos o que eles vêem, o que imaginam (se os poemas não estiverem traduzidos), se já conheciam esse tipo de expressão textual.

Convide o grupo a conhecer um pouco sobre Guillaume Apollinaire, levando-o a observar o momento histórico em que o autor viveu - Primeira Guerra Mundial, urbanização e industrialização na Europa - e suas relações com outros artistas, contemporâneos seus. Procure estabelecer uma ponte com o mesmo momento histórico no Brasil - a chegada dos imigrantes europeus, as razões que os motivaram a vir para o Brasil, como a Primeira Guerra repercutiu aqui, que escritores e movimentos literários apareciam no panorama nacional nesse período, a belle époque.

Observação: para explorar o período, uma interessante sugestão de leitura é a obra O sorriso da sociedade (Editora Objetiva), de Anna Lee: um belo passeio pelo início do século 20 no Brasil, abordando suas transformações e os conflitos no ambiente literário carioca.

Realizada essa contextualização histórica e geográfica, solicite aos alunos que façam uma pesquisa sobre o que significa a palavra "caligrama" e suas principais características no contexto de produção na obra de Apollinaire. (Oriente os alunos a pesquisarem em fontes confiáveis, tais como sites educativos ou obras disponíveis em bibliotecas.)

Aula 2

Retome com os alunos o que foi descoberto sobre o significado de "caligrama" e como isso se insere na obra de Apollinaire. Discuta os resultados das pesquisas e utilize-os para apresentar alguns poemas concretos brasileiros, estimulando os alunos a comentar sobre tais produções. O que eles percebem de similar e de diferente entre esses poemas e os de Apollinaire? O que compreendem de suas estruturas, do vocabulário, etc.?

Em seguida, apresente o movimento concretista no Brasil: o que foi, quais seus principais representantes? Por que se consagrou apenas nos anos 50, marcando uma longa distância em relação aos seus precursores franceses? Apresente o panorama político e social brasileiro: pós-Segunda Guerra Mundial, desenvolvimentismo, novas inspirações artístico-literárias (mais referenciadas na cultura norte-americana), industrialização e crescente urbanização.

Aula 3

Nesta aula, o professor apresenta aos alunos os critérios de realização de atividades para um ateliê de produção literária e a respectiva exposição dos trabalhos. A idéia é que os alunos produzam seus próprios poemas concretos. Para incentivá-los, mostre que a poesia concreta é produzida até hoje - por exemplo, os trabalhos de Arnaldo Antunes - e que a cibertecnologia oferece alguns exemplos interessantes de interação com esse tipo de poesia. Outra possibilidade é mostrar vídeos disponíveis na web, como: "Cinco Poemas Concretos", "Exposição Poesia Concreta por Multiplicidade", "Greve" (de Augusto de Campos), dentre outros.

Além de apresentadas na escola, as produções dos alunos podem ser disponibilizadas na web, em sites como o UOL Mais.

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