PUBLICIDADE
Topo

Ensino Fundamental

Português - Poetas Brasileiros

Poetas Brasileiros

Objetivo

A finalidade dessa atividade é elaborar uma antologia de poemas brasileiros, que expresse o interesse, o conhecimento, o gosto e as escolhas estéticas e temáticas dos adolescentes.

Ponto de partida

Essa atividade é uma decorrência das leituras realizadas em sala de aula e além dos muros da escola, sejam sugestões ou indicações do professor, sejam aproximações e escolhas individuais e espontâneas dos alunos.

Comentário

O cerne desse trabalho está em possibilitar, durante todo o transcurso da atividade, uma "escolha" dos alunos. O papel do professor é oferecer opções, estimular, orientar e abrir possibilidades, mas não dirigir o trabalho ou direcionar seus resultados. Os textos que irão integrar o produto final devem ter uma relação genuína com os estudantes, expressando facetas de seu universo, e não o cânone escolar.

Estratégia

1) Prospectar o contato que os alunos têm com a poesia, seja no âmbito escolar, seja em sua interação fora da escola, Internet, grupos de amigos, música, leituras, etc.

2) Enriquecer esse acervo com opções e sugestões de poetas e poemas, que poderão ser lidos no decorrer da atividade.

3) Selecionar os textos mais significativos para integrarem a antologia.

4) Criar um critério de apresentação dos textos, escolhendo e ordenando os textos. Elaborar um pequeno texto para acompanhar cada poema, com comentários sobre autor e época.

Sugestões

A antologia pode-se transformar num pequeno livro, ser impressa e reproduzida, dependendo das possibilidades da escola. Os exemplares podem ser vendidos ou distribuídos entre a comunidade escolar. A possibilidade de realizar uma manhã de autógrafos também deve ser considerada.

Ensino Fundamental